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Preços caem nos supermercados. Vendas também.

Notícias diretas da economia brasileira e do comportamento dos preços nas prateleiras dos supermercados interessam, em especial, ao criador.

Redação (22/02/06)- As vendas do setor supermercadista apresentaram queda real de 26,63% em janeiro ante dezembro do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro. Se comparados os meses de janeiro de 2005 e 2006, a queda real foi de 2,16%.

 

A retração de 26,63% nas vendas em janeiro é considerada normal tendo em vista que dezembro é forte em vendas devido às festas de final de ano. A boa notícia é que a queda das vendas foi acompanhada da redução de preços.

 

O custo da cesta de produtos calculado pelo Índice Abras Mercado foi de R$ 194,59, com uma queda real de 2,32% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2005. Já na comparação com janeiro do ano passado, a pesquisa mostra queda de 2,39%. O índice pondera a variação de uma cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos – incluindo cerveja e refrigerante- higiene, beleza e limpeza doméstica).

 

Tiveram destaque na queda do índice o tomate (-40,85%), a cebola (-8,93%) e o frango congelado (-8,82%). As maiores altas foram de batata (18,62%), açúcar (10,81%) e feijão (5,81%).

 

O presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, diz que a queda das vendas no mês passado ficou dentro do esperado:

 

– Em janeiro prevalecem liquidações e há uma maior concentração de gastos das famílias com tributos (IPVA e IPTU) e material escolar em detrimento do consumo. O primeiro trimestre de 2005 registrou um desempenho muito forte do consumo, difícil de ser repetido de um ano para outro.