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Produção de carne suína em 2007 ultrapassa a marca de 3 milhões de toneladas

No Brasil, o consumo do mercado interno reage positivamente.

Redação (21/01/2008)– Os números de consumo e comercialização de carne suína no Brasil, em 2007, confirmam uma tendência de fortalecimento da presença do produto na mesa do consumidor brasileiro, identificada nos últimos dois anos, e sinalizam ainda uma expectativa positiva para o ano de 2008. Da análise do trabalho divulgado pela EMBRAPA e pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Suínos (ABIPECS), 2007 fechou com um crescimento líquido na produção industrial carne suína da ordem de 120.000 toneladas, com o consumo per capita na faixa de 13,1 quilos por habitante, no melhor desempenho da história do conjunto do setor, considerando-se a metodologia utilizada pelo estudo.

Os números da suinocultura industrial publicados pelo trabalho registraram um crescimento de 4,74 por cento, na comparação entre os anos de 2006 e 2007. Porém, a nota mais positiva do trabalho é que ao lado da manutenção das taxas de consumo interno nos patamares mais elevados da série histórica os volumes exportados subiram de 528 mil toneladas para 606 mil toneladas, representando uma evolução de 14,77 por cento.

 Na série apurada desde 2002, os pesquisadores vêm reduzindo progressivamente a estimativa do volume produzido pela suinocultura de subsistência, calculada em 358 mil toneladas em 2007, contra 630 mil toneladas em 2002.  É a primeira vez que a produção global ultrapassa a marca de 3,0 milhões de toneladas, segundo o trabalho.  No comparativo com 2002, por exemplo, a suinocultura industrial em 2007 apresenta um crescimento de 18,24 por cento. Em compensação, a suinocultura de subsistência caiu 43,8 por cento. E, a exportação aumentou 27,3 por cento naquele período. Ora, esses dados demonstram que o consumo real efetivamente apurável, que é o da suinocultura industrial, vem crescendo significativamente e pelo segundo ano consecutivo permanece acima dos 13 quilos, mesmo diante da redução expressiva da suinocultura de subsistência e da recuperação das exportações.     
   
Para o Presidente da ABCS, Rubens Valentini, que assumiu a entidade em julho de 2005, a Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” teve importante contribuição na composição dos dados positivos apresentados pelo trabalho do CNPSA e da ABIPECS. “Se de 2006 para 2007 tivemos um aumento da produção industrial de carne suína, ao lado de redução da produção de subsistência e do aumento das exportações, e mesmo assim mantivemos o patamar de consumo per capita acima dos 13 quilos é por que tivemos um ganho real expressivo”, comentou Valentini. Isto ainda sem considerar que ocorreu o aumento populacional nesse período, da ordem de 2 milhões de habitantes.