Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção de soja da Índia deve ter recorde, com área 20% maior

Os agricultores obtiveram preços recorde tanto pela soja quanto pelo farelo este ano.

Redação (23/06/2008)- A Índia, a maior fornecedora de farelo de soja da Ásia, deverá plantar uma safra recorde de soja pelo segundo ano consecutivo. A área plantada com soja na Índia deverá aumentar até 20% no ano-safra que começa em julho, a partir dos 8,85 milhões de hectares do atual ano-safra, que se encerra no fim deste mês, disse Dinesh Shahra, diretor executivo da Ruchi Soya Industries Ltd., a maior processadora indiana de soja. A Índia exporta farelo de soja para países como China, Vietnã, Japão, Indonésia e Coréia do Sul.

”Já está havendo uma corrida entre os produtores rurais para assegurar volume suficiente de sementes de soja antes do plantio”, disse Shahra. ”Os agricultores obtiveram preços recorde tanto pela soja quanto pelo farelo este ano e destinarão, com certeza, cada centímetro quadrado de terra disponível a esse produto.”

”As chuvas precoces vão impulsionar a semeadura e isso, definitivamente, aumentará a produção”, disse ele. A área plantada com soja deverá crescer até 10%, disse Shahra. A produção indiana de soja deverá subir para 9,47 milhões de toneladas no ano-safra a encerrar-se em junho do ano que vem, em relação ao atual, segundo a Associação dos Processadores de Soja.

China

As importações da China, o maior comprador mundial de soja, deverão crescer a um ritmo mais lento no ano que vem, uma vez que os agricultores chineses plantaram maior extensão com a oleaginosa.

A China deverá importar 36 milhões de toneladas de soja no ano que encerra em setembro de 2009, depois de um aumento de 21% registrado no ano-safra anterior, disse ontem Cao Zhi, vice-diretor do Centro Nacional de Informações de Grãos e Óleos da China. Mesmo assim, as importações, 6% superiores às deste ano, serão recorde.

O aumento da produção de soja no país poderá desacelerar as importações e contribuir para atenuar a inflação da China. A produção chinesa de soja deverá aumentar em 3 milhões de toneladas este ano, para 16,5 milhões de toneladas, com aumento da área plantada.