Redação (19/02/2008)- Os dados estatísticos confirmam o que o setor de RH das empresas já percebeu há muito tempo, a falta de qualificação profissional criou um abismo entre a oferta e a procura de trabalho onde milhões de desempregados não conseguem preencher poucos postos disponíveis. Outra realidade é demanda por requalificação profissional, reciclagem, atualização para novas tecnologias ou sistemas de produção, o que proporciona ao profissional um nível de empregabilidade melhor.
Para atender à demanda de um país está se solidificando entre os maiores exportadores mundiais do agronegócio e que o Instituto Didatus de Ensino e Qualificação, com sede em Curitiba – PR, vem investindo em cursos de pós gradução nas áreas de produção animal. O médico veterinário e diretor da Didatus Wilson Mendes afirma que “As Instituições de Ensino do Brasil, ainda não perceberam que as necessidades do mercado empregador do agrobusiness mudou e não estão produzindo profissionais aptos a ocuparem as funções ofertadas. Isto faz com que os profissionais busquem esta qualificação em Cursos de Pós-Graduação”.
Um exemplo disso é o curso inédito de MBA em Avicultura, inédito e voltado aos profissionais da área "O Curso de Pós Graduação – Lato Sensu – de MBA em Avicultura Industrial é um Curso de Especialização, que está de acordo com a Resolução 01,de 08 de junho de 2007 do CNE(MEC), que visa atender uma demanda cada vez maior por informações e novas técnicas de produção e gestão. Este é um segmento que apresenta grande e rápido avanço, existindo a necessidade de uma permanente atualização técnica" explica o diretor do curso .
Os primeiros cursos deste ano serão oferecidos em Chapecó,SC e atendem as necessidades mercadológicas e realidade regional. A instituição de ensino escolheu a Região Oeste de santa Catarina justamente pela demanda e pelas características da economia “ Percebemos que com o grande crescimento das exportações e o conseqüente aumento da quantidade e qualidade na produção de proteínas de origem animal as empresas estão buscando cada vez mais profissionais qualificados e aptos a assumirem funções de grande relevância em seu sistema produtivo e infelizmente não encontram estes profissionais no mercado” revela Mendes.
Segundo o médico veterinário que atua no setor há mais de duas décadas , muitas empresas estão investindo na qualificação de seus colaboradores, por isso os cursos oferecidos vem de encontro as necessidades das empresas “A Região do Oeste Catarinense é concentradora de grandes industrias produtoras e exportadoras de proteínas de origem animal para diversos países e necessitam atender as exigências do importadores. Esta região apresenta uma grande demanda por profissionais qualificados, fazendo com que os profissionais qualificados sejam muito procurados” completa.
A realidade do mercado de trabalho hoje é que com o decorrer do tempo, para atender ao público-alvo, as empresas passaram por transformações e conseqüentemente, começaram a exigir um perfil diferenciado de seus profissionais. De acordo com consultores da área de recursos humanos hoje as empresas procuram por funcionários,técnicos e executivos com conhecimento específico, mas também com visão uma holística do setor, o que inclui conhecimento de mercado, é preciso ter informações sobre todos os processos do ramo em que trabalha.
Sobre a Didatus
O Instituto Didatus de Ensino e Qualificação foi criado em 2001 por um grupo de professores universitários com longa experiência profissional, com o objetivo de oferecer e promover cursos de capacitação, aperfeiçoamento, educação continuada e pós-graduação na área veterinária.
Segundo Mendes com o intuito de cobrir uma lacuna deixada pelas instituições de ensino “O Instituto Didatus busca promover cursos com atividades teórico/práticas e que realmente atendam as necessidades de quem quer aprender e fazer. A qualidade é o nosso compromisso e a seriedade e responsabilidade nossas principais ferramentas” declarou.
O instituto que mantém convênio com diversas Faculdades no país, facilita o acesso e o conforto dos alunos nas diversas cidades onde são realizados os cursos, pois não há necessidade de deslocamento para grandes centros, também há a facilidade de acesso a propriedades modelos na área de aves, bovinos, caprinos, ovinos e equinos.
“Nossa instituição é constituída por professores universitários e ex-diretores de curso com larga experiência no ensino e com grande conhecimento da demanda por profissionais capacitados para atenderem a exigência do mercado. A Didatus identificou a grande necessidade de atualizar e capacitar os profissionais que atuam no agronegócio, para atender a necessidade do setor por profissionais altamente qualificados” destacou Wilson Mendes, explicando que assim sendo foram criados cursos inéditos, trazendo os melhores professores do setor para qualificar o maior número de profissionais possível.
Cursos inéditos
Os cursos que tem início no final deste mês atendem a demandas regionais nas áreas de avicultura, pecuária de leite, suinocultura industrial e higiene e inspeção em produtos de origem animal.
Na programação os alunos terãodisciplinas relacionadas a : Gestão de Recursos Humanos; Cenários Econômicos e Micro Economia ; Gestão Estratégica de Negócios; Marketing de negócios ; Armazenamento de Grãos e Rações. Os módulos mais avançados prevêm ainda disciplinas como :Reprodutoras – Genética – Linhagens atuais, Dados históricos de evolução de linhagens, Programa de Desenvolvimento Genético; Postura Comercial ; Frango de Corte; Nutrição e Fabricação de Alimentos para aves; Incubação Artificial ; Abatedouro – Instalações ;Gestão da qualidade – Abatedouro e Legislação; Aves alternativas – codornas, avestruz, perús; Gestão e Administração da Produção em Avicultura Comercial ; Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade; Sanidade Avícola ; Laboratório de Diagnóstico Avícola; Sociologia e a Avicultura; Gestão e Sistema Cooperativo na Avicultura e Serviços de Inspeção Federal – SIF – Causas de Condenações.
Mendes explica que o MBA em Avicultura Industrial tem como objetivos capacitar e aperfeiçoar profissionais de nível universitário que atuem ou queiram atuar em toda a cadeia produtiva da avicultura industrial,na gestão, administração de pessoas e marketing "O público alvo são profissionais que tenham cursado faculdade e atuam na área, como Médicos Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos, Administradores, Economistas e outros que tenham interesse na área de avicultura e além de garantir o conhecimento que os profissionais precisam, eles estabelecem uma valiosa rede de contatos, essencial para o desenvolvimento da sua carreira profissional".
Para isso a Didatus reuniu um time de professores, mestres e doutores nas áreas de gestão, sanidade, biotecnologia, nutrição, produção e reprodução.
Outro curso que inicia ainda este mês é o MBA em Suinocultura Industrial, promovido para atender a demanda regional de acordo com os coordenadores “Muito além da representatividade do agronegócio na economia do país e a importância estratégica do setor de Suinocultura na produção e na exportação de proteína animal, se reconhece cada vez mais a importância da suinocultura na cadeia produtiva e na qualidade dos produtos. Atentos a esta demanda que estamos trazendo a proposta de realização do curso, fundamentado nas informações de mercado, nas expectativas dos profissionais e egressos dos cursos de graduação, que por demonstrar interesse em se aprofundar na área” afirmou Wilson, diretor do Instituto Didatus de Ensino e Qualificação.
Outros dois cursos estão sendo oferecidos, o de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e o curso de Pecuária Leiteira de Avicultura Industrial. As aulas serão ministradas na Faculdade Exponencial em Chapecó e as inscrições podem ser feitas pela internet no site www.didatus.com.br . Mais informações pelo telefone (41) 3018 8246