Redação (31/01/06) – A Coopercentral Aurora registrou em 2005 crescimento de 16,79% na receita operacional bruta, que alcançou R$ 1,7 bilhão. O resultado foi o melhor da história da cooperativa, mas veio abaixo da expectativa dos seus administradores, que esperavam incremento maior, em torno de 20%.
A conjuntura econômica foi apontada como o principal fator para o desempenho inferior ao esperado. “Ele [o resultado] não deixou de ser satisfatório, mas esperávamos mais”, afirmou José Zeferino Pedrozo. Entre os problemas enfrentados em 2005 estão o embargo de alguns países à carne brasileira por causa do surgimento de focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná e a desvalorização do dólar em relação ao real, que tirou competitividade das exportações.
As vendas externas corresponderam a uma fatia de 24,6% do resultado da Aurora, somando R$ 431,7 milhões. O destaque foram as vendas de suínos e aves, que corresponderam a R$ 241,3 milhões e R$ 175,6 milhões, respectivamente. Já as vendas no mercado interno corresponderam a 75,38% do total, com receita de R$ 1,3 bilhão. Neste caso, a venda de carnes suínas e derivados foi responsável pela maior fatia da receita, com R$ 880 milhões.
As sobras da Coopercentral em 2005 ficaram em R$ 20,5 milhões. Para 2006, Zeferino projeta uma receita operacional bruta maior em torno de 30%, alcançando R$ 2,2 bilhões. Ele também espera que as exportações ganhem importância este ano e passem a representar 30% do faturamento da Aurora.
Depois de constituir a marca Aurora Products e estabelecer parceria com a Midsummer Belgium em Bruxelas em 2004, e aumentar o mix de produtos exportados – os lácteos foram exportados pela primeira vez no ano passado – a cooperativa prevê ficar mais forte no mercado russo.
Segundo Pedrozo, a Midsummer Belgium, representante exclusiva da Aurora na Europa, está abrindo filial em Moscou e isso vai permitir uma penetração maior dos produtos da cooperativa. Antes, a cooperativa só realizava vendas diretas. A expectativa do executivo é de que a Rússia retome as compras de carnes de Santa Catarina em fevereiro.
No mercado doméstico, a Aurora terá em 2006 uma estratégia voltada à ampliação dos canais de distribuição, com aumento da presença em médios varejistas. “Nos últimos anos, nos dedicamos ao aumento da produção. Acreditamos que neste momento ela está satisfatória. Por isso, vamos focar mais na área comercial”, disse Pedrozo.
A Coopercentral Aurora é maior cooperativa de Santa Catarina. Tem 38 unidades produtoras e sete unidades comerciais. Sua produção – são 17 cooperativas coligadas – concentra-se em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.