Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Restrição de 43 países a aves preocupa a França

Exportação já foi prejudicada em mais de 12%.

 O número de países fora da União Européia (UE) que proibiu ou restringiu a importação de aves francesas, temendo a gripe aviária, aumentou para 43, disse a ministra do Comércio francesa, Christine Lagarde, na quarta-feira.

O aumento brusco em poucos dias preocupa Paris, que agora pede aos governos que limitem a restrição à região da França infectada pelo vírus da gripe aviária.

Na semana passada, a França descobriu o vírus H5N1, que já matou 93 pessoas no mundo desde 2003, em uma fazenda de perus na região leste do país. Este foi o primeiro caso em uma fazenda da UE. Desde então, 43 países fora do bloco de 25 membros, entre eles o Japão, o Brasil, o Canadá, a Tailândia e a Austrália, reduziram a importação de produtos aviários da França, incluindo o foie gras. Alguns deles, como os Estados Unidos, estão banindo somente tais produtos provenientes da região de Ain, onde o vírus foi encontrado.

“Os Estados Unidos impuseram uma restrição, mas eles o fizeram de forma parcial, banindo apenas as aves do departamento de Ain. Isso parece legítimo”, disse Lagarde à rede de TV francesa France 2.

Ela acrescentou ainda que diplomatas franceses nos países onde estão sendo feitas restrições, estão “em alerta” para explicar a situação às autoridades e pedir que limitem o embargo à região infectada.

O ministro da Agricultura da França, Dominique Bussereau, disse na terça-feira que estava preocupado com o crescimento das restrições, que naquele momento envolvia 20 países e 12 por cento das exportações de aves da França.

David Reid, presidente da maior rede de supermercados da Inglaterra, a Tesco Plc, disse nesta terça-feira que não comprariam os produtos aviários franceses apesar da queda nos preços.

“Não planejamos de forma alguma importar qualquer frango barato da França”, disse.

Autoridades calculam que as exportações de aves da França fora da UE chegam a 400 milhões de euros (477,8 milhões de dólares).