Redação (19/01/06) – A Argentina anunciou nesta quarta, dia 18, a retomada das importações de carne sem osso e produtos suínos do Rio Grande do Sul. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, recebeu a informação do diretor de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país vizinho, Jorge Horacio Dillon.
O embargo estava em vigor desde o final do ano passado, quando foram diagnosticados casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná.
“Transcorridos mais de 60 dias desde a primeira intervenção oficial no Paraná, sem que se registrassem outras ocorrências sanitárias, diminui portanto o risco de contaminação no Rio Grande do Sul” justifica o documento enviado a Klein pelo país vizinho.
Em 2005 o mercado argentino comprou da indústria gaúcha 7,63 mil toneladas de produtos de origem suína, equivalentes a US$ 14,59 milhões. Ainda neste mês Klein integra missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Moscou e Santiago, onde será discutida a reabertura da comercialização de carne suína para Rússia e Chile.