Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Riscos para milho safrinha são maiores

Apesar da colheita da safrinha em 2007 não ter compensado o investimento feito, os produtores locais devem novamente apostar no plantio na entressafra.

Redação (18/02/2008)- O milho safrinha, cultivado sem irrigação no período de janeiro a abril, possui algumas características peculiares. Nesta época, o potencial de produtividade é menor e os riscos aumentam,em virtude das menores precipitações e da intensa radiação solar na fase final do ciclo da cultura. Mesmo assim, para os produtores da região Sudoeste do Estado, a área destinada para o milho safrinha é maior do que a do período convencional de plantio.

Maurício Miguel, gerente de agronomia da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), afirma que, apesar da colheita da safrinha em 2007 não ter compensado o investimento feito, os produtores locais devem novamente apostar no plantio na entressafra. Mas, dessa vez, estão dispostos a tomar mais cuidado para evitar prejuízos causados pela seca. “Aqui na região, os agricultoresdevempreparar asafrinha no máximo até o dia 15. As chuvas, este ano, devem terminar antes e, com oclima secoemabril,aplantação deve ser feita até esse período", comenta o técnico.

Segundo Maurício, 70% dos produtores já adquiriramos insumos necessários à safrinha 2008. Na região devem ser cultivados 260 mil hectares de milho e 120 mil de sorgo. Em relação aos preços, ele acredita que a saca deve ficar em uma média de 24 reais.