Redação (25/02/2008)- A escocesa Grampian Country Food Group, a maior fornecedora de carnes vermelhas e de frango para os supermercados britânicos, está à venda. Um dos candidatos à compra é a brasileira Sadia, de acordo com matéria publicada na quarta-feira (dia 20), no jornal britânico The Times.
Além da Sadia há mais dois candidatos ao controle de um dos mais antigos grupos de alimentos do Reino Unido: a holandesa Vion, maior processadora de carnes da Europa, e o fundo de private equity (fundos que compram participações em empresas) norte-americano CCMP Capital, que tem auxiliado a Grampian a estruturar a proposta de venda. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, o valor da venda seria de cerca de 400 milhões de libras (US$ 788 milhões).
Há algum tempo a companhia escocesa enfrenta problemas para cumprir compromissos financeiros. De acordo com o The Times, as empresas de alimentos britânicas têm sido cada vez mais pressionadas pelo aumento dos preços de grãos, como o trigo.
Uma fonte próxima ao processo disse ao The Times que apesar das dificuldades financeiras, a Grampian ainda é uma empresa atrativa. "É um líder de mercado e vende um produto necessário à vida diária. Ninguém vai deixar de comer frango", comentou.