Redação (02/04/2008)- O governador em exercício Paulo Afonso Feijó recebeu do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Carlos Machado, nesta terça-feira (1º-03), a notícia de que a produção gaúcha de grãos desta safra ficará dentro da média histórica do Estado e terá uma melhor compensação de preços. Durante o encontro que teve com o secretário e a equipe da Agricultura – dando seqüência à série de visitas feitas às secretarias desde a semana passada -, Feijó foi informado também de que todos os produtos estão com valores superiores aos da safra anterior, quando houve produção recorde, mas preços aviltados.
No arroz, a variação positiva de preço é de 20%. No milho, é de 26% e no trigo, de 19%. Na soja, chega a 58% e no feijão alcança até 200%. "É muito bom saber que a economia gaúcha continuará contando com a ajuda do agronegócio", comemorou o governador em exercício. O secretário projetou que, apesar da estiagem em algumas regiões do RS, a quebra na safra de grãos não deve superar os 10%. "E isso na comparação com a colheita histórica da safra anterior", acrescentou.
Feijó também assistiu a uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pelos departamentos e coordenadorias da Secretaria, pelos órgãos a ela vinculados (Irga, Ceasa e Cesa) e pela Emater, que é conveniada. Machado aproveitou a ocasião para anunciar a chegada de 14 veículos novos para serem utilizados em serviços executados pela Agricultura. Os carros, adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e 20% de contrapartida do governo do Estado, vão ser entregues nos próximos dias.
Foi anunciada ainda pelo secretário a abertura de licitação para compra de 125 veículos zero quilômetro, com recursos próprios do Estado. O investimento será de R$ 3,55 milhões, referente à contrapartida do Programa RS Rural. Até o final deste semestre, segundo Machado, metade da frota estará renovada.