Redação (02/03/06) – As inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estarão abertas no período de 22 de março a 10 de abril de 2006. O processo constará de etapas eliminatórias, como avaliação de requisitos; avaliação de proposta de trabalho; e avaliação do perfil, considerando a formação e experiência profissional, além da capacidade e potencial gerencial.
Para participar do processo, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado; não ter sido condenado por sentença transitada em julgado em processo criminal, ou julgado culpado em inquérito administrativo, ou sindicância no âmbito da Embrapa ou de outros órgãos ou entidades da administração pública, por prática de ato de improbidade administrativa nos últimos três anos; possuir, pelo menos, curso de mestrado concluído e reconhecido no Ministério da Educação; além de ter, no mínimo, 10 anos de experiência em atividades de ciência e tecnologia relacionadas ao setor agropecuário/agroindustrial ou de desenvolvimento rural.
O cargo de chefe-geral da Embrapa é em comissão, de livre designação e dispensa pelo diretor-presidente da empresa, com prazo de dois anos, prorrogável por igual período, apenas uma vez, a critério da diretoria da Embrapa. O processo é destinado apenas a avaliar e indicar a habilitação dos candidatos, não sendo concurso público de provas.
O Chefe-Geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária tem como atribuições gerir a Unidade como um todo, compreendendo o planejamento, a orientação, a coordenação, o acompanhamento e a avaliação das atividades técnico-científicas e administrativas, praticando os atos necessários para o alcance de seus objetivos e o cumprimento de sua missão. As atribuições desse cargo compreendem, ainda, o relacionamento e a integração da Unidade com outras Unidades da Embrapa e com outras organizações públicas e privadas, na forma da regulamentação interna da Empresa.
A divulgação da relação final de candidatos habilitados ao cargo e encerramento do processo de recrutamento e avaliação será feita no dia 19 maio por meio de correspondência.
Os candidatos deverão fazer a inscrição diretamente na secretaria do Comitê Técnico Interno da Embrapa Instrumentação Agropecuária, localizada à Rua XV de Novembro, 1452, Caixa Postal 741, São Carlos, SP, CEP 13560-970, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou por via postal, desde que a correspondência, endereçada ao presidente do Comitê Técnico Interno da Embrapa Instrumentação Agropecuária, seja postada via SEDEX até 10 de abril de 2006.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3374 2477; na home page do Centro www.cnpdia.embrapa.br/recrutamento.html; por correio eletrônico no endereço [email protected] ou diretamente junto ao Comitê Técnico Interno da Embrapa Instrumentação Agropecuária.
O atual chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária é o físico Ladislau Martin Neto, que ocupa oficialmente o cargo desde primeiro de março de 2002. Martin Neto assumiu a chefia com a proposta de trabalhar focando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que promovessem o bem-estar social, que permitissem soluções e reduzissem vulnerabilidades para o país no agronegócio.
Seus principais desafios se concentraram nas linhas de pesquisa envolvendo a agricultura de precisão, nanotecnologia, instrumentação e automação agropecuária e agroindustrial, novos materiais à base de produtos naturais, qualidade de produtos, informação e tecnologia para agricultura familiar e meio ambiente.