Redação (17/06/2008)- O primeiro Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, com o apoio da Abraves – SC , Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos- Regional de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Chapecó e Embrapa Suínos e Aves, está movimentando o setor. A expectativa é pela programação do evento que vai debater sanidade, nutrição, reprodução , genética e manejo, reunindo especialistas nos temas escolhidos. O evento será realizado no coração da produção de suínos, Chapecó, próximo das maiores regiões produtoras do país.
Entre os temas técnicos que serão apresentados durante o SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura os altos preços das commodities agrícolas e o aumento da demanda por milho vão ser debatidos na palestra “Novos desafios para a alimentação de suínos frente a crise energética mundial” com o especialista Antônio Mário Penz Junior.
O agrônomo e mestre em zootecnista Antônio Mário Penz Júnior, é doutor em Nutrição Animal pela Universidade da Califórnia, USA e Pós-Doutorado na Universidade da Geórgia – Athens – EUA.
Penz atua nas áreas de Nutrição de Aves, Suínos e Coelhos, as linhas de pesquisa abrangem : Avaliação de alimentos e aditivos, Desenvolvimento e bem-estar animal e Dinâmica da digestão e metabolismo . A palestra de Antônio Mário Penz será realizada no dia 15 de agosto as 10:45 da manhã no auditório principal do Centro de Cultura e Eventos em Chapecó.
O SBSS vai colocar Chapecó no centro das atenções do setor produtivo, pois os temas debatidos durante o evento fazem parte do dia a dia dos produtores nas granjas e dos empresários e suas equipes técnicas nas agroindústrias, desde a busca por uma matéria prima de maior qualidade, passando por exigências internacionais, segurança alimentar e exportações.
“A realização de um Simpósio de Suinocultura em Chapecó é um pleito antigo do setor, e como o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários assumiu como missão a capacitação continuada dos profissionais veterinários e zootecnistas, iremos realizar um evento de alto nível técnico, a exemplo dos melhores do país” destacou o médico veterinário Miguel Breda Canal, Presidente da entidade.
Canal afirma ainda que a programação do SBSS deve abordar o conhecimento de maneira diferente que todos os outros congressos no Brasil, porque a exemplo dos eventos anteriores, utiliza uma linguagem própria e temas importantes para o setor “Estando junto à maior região produtora do país, e com a maior concentração de profissionais, isso justifica todo o esforço de realizar aqui um evento que vai ganhar destaque e projeção pois tem a missão de antecipar desafios do setor e preparar os profissionais para novas tecnologias e exigências de mercado”.
O mais importante pólo produtor de carne suína do país está se preparando para sediar um evento inédito que vai reunir especialistas, pesquisadores, empresários, técnicos,veterinários, zootecnistas e produtores de suínos de todo o país e até do exterior. Além da nova estrutura do Centro de Cultura e Eventos, com capacidade para mais de 1.000 pessoas, para o evento a rede hoteleira vai ser reforçada com a inauguração de mais um hotel,tudo para assegurar o conforto dos participantes do I SBSS. “Há uma demanda reprimida por informações na suinocultura que agora, com esse novo espaço e estrutura do Centro de Cultura e Eventos, será sanada aqui mesmo, próximo da produção. Os nossos Simpósios tem um caráter muito dinâmico, objetivo e prático. Eles visam trazer discussões e orientações do cotidiano das agroindústrias e seus técnicos” afirmou Miguel Canal. Mais informações com Núcleo Oeste de Médicos Veterinários pelo telefone 49-3329-1640.