Redação (16/01/06) – O governo de Santa Catarina vai tentar desbloquear o embargo à importação de carne do Estado, ocorrido em 13 de dezembro do ano passado. Para isso, o governador Luiz Henrique da Silveira viajou à Rússia neste domingo, acompanhado de uma comitiva que se reunirá com autoridades daquele país. O retorno está previsto para o dia 23 de janeiro.
Ontem (15/01), durante a transmissão de cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, Luiz Henrique disse que o fenômeno da aftosa no Mato Grosso do Sul, e ainda não comprovado no Norte do Paraná, não afetou o rebanho catarinense.
Segundo o governador, os esforços para o desbloqueio se justificam pelo fato de as exportações de carne, especialmente de suíno e frango, representarem o principal item da balança comercial de Santa Catarina. Somente a Rússia compra 60% da produção de carne suína.
Além do encontro com o ministro da Agricultura, Alexey Gordeev, Luiz Henrique se reunirá com o diretor-geral do Teatro Bolshoi, Anatoly Iksanov. A comitiva estenderá a viagem a Praga, na República Tcheca, onde será recebida no Ministério da Indústria e Comércio para discutir a ampliação das relações comerciais com o país.
Compõem a comitiva o secretário de Estado da Articulação Internacional, Roberto Colin, o secretário da Agricultura Moacir Sopelsa, o secretário da Comunicação Derly Massaud de Anunciação, o ajudante de ordens Renato José de Souza e representantes das empresas catarinenses.