Redação (08/04/2008) – Quarenta fiscais federais agropecuários iniciam, nesta terça-feira (8), o III Curso de Formação de Auditores da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). As aulas serão no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
O objetivo do curso é capacitar os fiscais federais agropecuários para atuar nas auditorias de procedimentos nas 110 unidades do Vigiagro, que se localizam em portos, aeroportos internacionais, pontos de fronteira e aduanas especiais. Com a terceira turma, o Sistema Vigiagro passará a contar com 120 fiscais capacitados para participar de auditoria técnico-fiscal.
O curso terá duas etapas. Na primeira, serão examinados aspectos da legislação de auditoria, os instrumentos das legislações fitossanitária, zoosanitária e relativa à inspeção de produtos de origem animal e vegetal e a fiscalização dos insumos agropecuários.
Em seguida, os participantes do curso realizarão revisão de processos, examinarão o enquadramento de produtos em categorias de risco, identificarão conformidades e não-conformidades, vão elaborar relatórios de auditorias e calcular os índices de conformidade e eficiência.
Cerca de 15 técnicos do Mapa atuarão como instrutores e orientadores dos grupos de trabalho nas áreas animal e vegetal.