Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sem acordo, Rodada de Doha deve ser retomada só em 2010

Os fatores determinantes para um possível atraso de dois anos são a eleição presidencial dos Estados Unidos em novembro próximo e o período de maturação do novo governo norte-americano.

Redação (18/06/2008)- A Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) deverá ser retomada só a partir de meados de 2010 se os acordos finais sobre agricultura e indústria/serviços não forem concluídos até o final de julho. Para sua previsão, o chanceler Celso Amorim levou em conta o objetivo do diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, de convocar uma reunião ministerial para julho, quando seria declarado o consenso ou o fracasso da Rodada.

Os fatores determinantes para um possível atraso de dois anos são a eleição presidencial dos Estados Unidos em novembro próximo – independentemente da vitória do Partido Democrata ou Republicano – e o período de maturação do novo governo norte-americano.

Segundo Amorim, o encontro do G-8 – o grupo das sete economias mais ricas do mundo somado à Rússia – agendado também para julho em Hokkaido, no Japão, não deverá interferir nesse processo. Para ele, o quadro atual mostra claramente os ministros dos principais parceiros da OMC "escondidos atrás" de seus negociadores técnicos para não assumirem a responsabilidade de fechar os acordos ou de declarar o fiasco da Rodada.