Redação (19/06/2008)- Prosseguem até o dia 26, as inscrições para o AGROEX – SEMINÁRIO DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO, programado para o próximo dia 27 deste mês de junho, das 8 às 17h30, no CTG Tangará, em Chapecó, reunindo agentes econômicos e especialistas dos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria & Comércio Exterior e das Relações Exteriores.
O Seminário visa estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional. Está sendo organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Organização das Cooperativas do Estado de SC (OCESC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE) e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.acichapeco.com.br da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ou pelo telefone (49) 3323-4100. A programação prevê almoço no mesmo local, oferecido pelas entidades promotoras
Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o AGROEX é de fundamental importância para a cadeia produtiva que responde por um superávit superior a US$ 31 bilhões de dólares ao ano na balança comercial brasileira. “Mas ainda existem setores com potencial e que estão muito distantes do mercado internacional, por isso, o seminário vai esclarecer dúvidas e oferecer estratégias para que potenciais exportadores possam ingressar no mercado internacional”, justifica.
Destinado a produtores rurais, cooperativistas, associações e sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores e instituições de apoio ao agronegócio, o evento envolve temas como as linhas e os programas de financiamento do BNDES, políticas públicas do MAPA para o mercado de produtos orgânicos, instrumentos de apoio à produção e à comercialização, importância do associativismo para exportação, formas de agregar valor aos produtos exportados, passo a passo da exportação do agronegócio e as formas de integração das cadeias produtivas que facilitem o acesso à exportação internacional. Serão apresentados, ainda, casos bem-sucedidos de estratégias para exportar.
PROGRAMAÇÃO
O período da manhã será destinado ao painel ESTRATÉGIAS DO AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO, que focalizará cinco temas: Desafios às exportações do agronegócio brasileiro, Milho: fator limitante do crescimento na indústria de carnes em SC, Linhas e programas de financiamento do BNDES, Valorizando o produto com uso de indicação geográfica na agropecuária, Integração para exportação: condomínio rural e consórcio de exportação.
Às 14 horas iniciará o segundo painel que abordará as FERRAMENTAS PARA EXPORTAR PRODUTOS DO AGRONEGÓCIO, com quatro abordagens: Cenários e desafios do agronegócio para o mercado internacional, Ferramentas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de auxílio ao exportador, Brasil TradeNet como ferramenta de auxílio às exportações, Caminhos para exportar: o passo-a-passo da exportação no agronegócio.