Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simpósio Brasil Sul de Suinocultura vai apresentar avanços tecnológicos em reprodução, manejo, nutrição e sanidade

O primeiro evento técnico do setor será realizado de 13 a 15 de agosto de 2008 em Chapecó (SC), cidade de concentra o maior número de abatedouros com inspeção federal no país.

Redação (04/06/2008)- Especialistas, pesquisadores, empresários, veterinários, zootecnistas e produtores de suínos de todo o país e até do exterior vão estar reunidos em Chapecó, SC, durante o I SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura , organizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários. O evento que vai ser realizado de 13 a 15  de agosto de 2008 ,no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, é uma oportunidade de promover debates, apresentar novas tecnologias e traçar as perspectivas do setor diretamente na maior região  produtora e exportadora de suínos. O evento congrega ainda o Encontro Técnico Regional da Abraves SC – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos.

Baseados no fato de que as principais empresas do setor agropecuário, fornecedores e veterinários estarem localizadas em Chapecó,ou na Região Oeste do Estado, percebeu-se  a demanda por informações técnicas e qualificadas, motivo para a realização do primeiro evento técnico de suinocultura ,voltado para as necessidades dos profissionais e das empresas. Aliado a isso a comissão organizadora do ISBSS procurou reunir especialistas das principais áreas da suinocultura e realizar um evento de qualidade próximo do setor, sem necessidade de grandes deslocamentos, acessível para todos os profissionais interessados.

O I SBSS – Simpósio Brasil Sul de Suinocultura será realizado no novo Centro de Cultura e Eventos  de Chapecó, local com auditório com capacidade para mais de mil participantes. “O primeiro evento técnico de suinocultura, realizado em Chapecó vai ser o palco de palestras e debates sobre sanidade, manejo, bem estar, nutrição, mercado para a carne suína brasileira e commodities agrícolas . Especialistas brasileiros e estrangeiros vão estar reunidos em um evento que atende a uma antiga reivindicação do setor, de promover estes debates de forma técnica e de aplicabilidade de campo, transformando rapidamente teoria em prática” destacou o médico veterinário Miguel Breda Canal, Presidente da entidade.

A tradição e o sucesso dos eventos nas áreas de avicultura e bovinocultura de leite realizados anualmente pelos veterinários foi um fator determinante para o projeto do primeiro SBSS “ Há quase dez anos organizamos simpósios e encontros técnicos na área de produção animal, com isso ganhamos uma importante experiência na organização de eventos no agronegócio, como o Simpósio Brasil Sul de Avicultura e Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite”. Segundo Canal esta experiência aliada a demanda por um evento de suinocultura na região  levou a entidade  a buscar parcerias importantes  com o Convention Bureau de Chapecó, Prefeitura Municipal  e Abraves SC entre outras entidades.

“A pirâmide central do SBSS será abordar os temas mais questionados no dia a dia da produção. Com uma comissão científica representada pela pesquisa, a universidade e pelos profissionais que atuam em produção, traremos  palestrantes e debates nas 4 principais áreas da suinocultura como sanidade, nutrição, manejo de produção e inovações tecnológicas” destacou Miguel.

Chapecó, no coração da produção

O  SBSS  vai colocar Chapecó no centro das atenções do setor produtivo, pois os temas debatidos durante o evento fazem parte do dia dos produtores nas granjas e dos empresários e suas equipes técnicas nas agroindústrias, desde a busca por uma matéria prima de maior qualidade, passando por exigências internacionais, segurança alimentar e exportações. “A realização de um evento de suinocultura  em Chapecó é um pedido antigo do setor, e como o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários  assumiu  como missão a capacitação continuada dos profissionais veterinários e zootecnistas, vamos realizar um evento de alto nível técnico, a exemplo dos melhores do país” destacou o médico veterinário Miguel Breda Canal, Presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários.

Miguel explica que a experiência trazida dos eventos de aves e bovinos vai servir de base para o primeiro evento técnico de suinocultura “O Núcleo Oeste de médicos veterinários deixou de ser apenas uma instituição baseada apenas no idealismo. Estamos nos profissionalizado para atender as exigências do público que participa dos nossos eventos e atividades. Nestes nove anos de realização de diferentes Simpósios, construímos uma experiência, mas principalmente conquistamos a confiança dos principais envolvidos nestes projetos, o público alvo, ou seja…todos os técnicos, e os patrocinadores, que perceberam a seriedade e o idoneidade como é tratado seu investimento e sua marca” afirmou.

Segundo a comissão organizadora há uma demanda reprimida por informações na suinocultura que a partir desse evento será sanada aqui mesmo, próximo da produção. Pela tradição dos demais eventos realizados pelo Nucleovet os simpósios tem um caráter dinâmico, objetivo e prático, com  discussões e orientações do cotidiano das agroindústrias e seus técnicos .

A programação do SBSS deve abordar o conhecimento de maneira diferente que todos os outros congressos no Brasil, porque a exemplo dos eventos anteriores, utiliza uma linguagem própria e temas importantes para o setor. “Estando junto à maior região produtora do país, e com a maior concentração de profissionais,  isso justifica todo o esforço de realizar aqui um evento que vai ganhar destaque e projeção pois tem a missão de antecipar desafios do setor e preparar os profissionais para novas tecnologias e exigências de mercado” afirmou Canal.

Programação técnica

A abertura oficial será realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes no dia 13 de agosto a partir das 20h.A programação técnica inicia no dia 14 de agosto  com a coordenação do Dr. Nelson Mores – Médico Veterinário, Embrapa Suínos e Aves que  fará a mediação das palestras “Saúde  intestinal dos leitões: o papel de alguns agentes reguladores” com  o  Dr. Júlio Puppa e “Infecções entéricas em suínos: como prevenir e combater”com Dr.Roberto Guedes, professor da  UFMG.Em seguida será apresentada a palestra “Complexo respiratório suíno: etiologia e prevalência”com  a Dra. Jalusa Deon Kich, Pesquisadora da Embrapa Suínos e aves. O tema “Complexo respiratório suíno: o papel do manejo” será apresentado pelo médico veterinário e pedagogo mexicano Dr. Juan José Maqueda, consultor internacional para a área de produção e sanidade suína do México .

Na área de Reprodução e Manejo de Matéria  Prima o coordenador será  Dr. Augusto Heck –Presidente da Abraves SC  com as palestras “Infecções urinárias em porcas: qual sua importância?” ministrada pelo professor  da Faculdade de Medicina  Veterinária da UFPR Dr. Geraldo Alberton.  O tema “Desafios atuais para o alto desempenho de matrizes suínas” será apresentado pela Diretora da CONSUITEC Dr. Nazaré Lisboa.

Uma das maiores preocupações do setor produtivo, o abastecimento e o custo das commodities agrícolas, que vem impactando no custo de produção  será debatido pelo  pesquisador da Embrapa Suínos e Aves – Concórdia – SC, Gustavo de Lima  que vai apresentar  o tema “Milho: como melhor utilizar o mais importante ingrediente das dietas de suínos”. O efeito das micotoxinas na suinocultura serão apresentados  na palestra “ Interação das micotoxinas e seus efeitos nos suínos” com o  Dr.Carlos A. Mallmann , professor da  Faculdade de  Medicina Veterinária da UFSM e pesquisador do Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC) .

No  dia 15 de agosto, dentro da programação Nutrição e Sanidade , sob cordenação do Dr. Marcelo Silva- Zootecnista, D.Sc., Cargil, serão abordados os temas “ Recentes avanços na nutrição de suínos” com o professor  do Departamento de  Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa Dr. Horácio Rostagno. O tema “Manejo e alimentação da fêmea suína” será apresentado pelo Dr. Júlio F. Neves. Na programação sobre Biosegurança e  Meio Ambiente,sob a coordenação do  Dr. Luiz Ristow, Médico  Veterinário, MSc. Serão apresentadas as palestras “ Monitorias em operações de produção suína: estratégia de ação”com o  Dr. Ricardo Soncini, SAS Consultoria. O tema “Resíduos em carcaças suínas: impacto  e limites” será apresentada pelo especialistas Luciano Doretto Junior –  CPABR.  A palestra “Resíduos na suinocultura: implicações e restrições atuais” será apresentada pelo  Dr. Airton Kunz,  Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

No encerramento do ISBSS será realizado um  Painel:  Debate sobre questões ambientais com   Gerentes de Suinocultura das principais agroindústrias do país como  Seara/ Cargil, Aurora,Perdigão, Sadia, Doux e  Mabela . Mais informações www.nucleovet.com.br ou pelo fone 49 -3229 1640.