Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica

Evento que será realizado de 14 a 16 de junho, em São Paulo, terá as maiores autoridades brasileiras e japonesas para discutir temas científicos e tecnológicos de interesse econômico dos dois países.

Redação (15/02/2008)- O Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica será um dos mais importantes eventos que ocorrerá em 2008, Ano da Integração Brasil-Japão, decretado pelo Governo Federal brasileiro.

Trata-se de uma oportunidade rara em que autoridades do Brasil e do Japão poderão discutir temas de interesse dos dois países, nas áreas de Infra-estrutura (energia, saneamento, habitação e transporte); Economia e Comércio; Educação Universitária; Nanotecnologia; Meio Ambiente; Medicina e Saúde; Gás e Petróleo; e Comunicações.

Para cada tema, teremos doutores especializados que farão exposições do que acontece na terra do sol nascente e especialistas que apresentarão as inovações do território nacional.

Um exemplo da importância do Simpósio é a presença na abertura oficial, no dia 14 de junho, do doutor Heizo Takenaka, ex-ministro de Política Econômica e Comunicações de Assuntos Internos do Japão durante a Reforma Estrutural da Economia Japonesa. Ele falará sobre as relações Econômicas Brasil-Japão.

Dos convidados japoneses, vale destacar que todos são sumidades no oriente, uns dirigem importantes companhias, outros são professores e pesquisadores das mais renomadas universidades.

Os palestrantes brasileiros também são doutores de expressão e professores universitários, como o doutor José Goldemberg, ex-reitor e professor titular da USP, que ministrará palestra sobre Tecnologia e Meio Ambiente de interesse Bi-lateral; o professor doutor Adib Jatene, que falará sobre os Avanços Tecnológicos na área de cardiologia no Brasil e do Japão virá um grande especialista que fará uma cirurgia de demonstração num hospital da capital.  A questão ambiental é outro grande destaque com participação do presidente do Centro de Pesquisas da Petrobras que se encontrará com seus parceiros japoneses – tanto na área de óleo e gás, como na área de pesquisas ambientais. A maioria dos palestrantes são professores  doutores que cobrirão ainda as áreas de infra-estrutura, tecnologia, comunicações e saúde.

“Além da troca de experiência proporcionada pelas palestras muitos dos convidados japoneses já agendaram visitas de negócios em empresas brasileiras, portanto, teremos também intercâmbios de cooperação e econômicos”, destaca o presidente da Comissão Organizadora do Simpósio Brasil-Japão 2008, Sussumu Niyama.

O Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica é promovido pela Associação Brasil – Japão de Pesquisadores (SBPN), entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos. Os objetivos da SBPN são: contribuir para o desenvolvimento da cultura, ciência e tecnologia no Brasil, por meio da realização de atividades culturais, científicas e tecnológicas em âmbito regional, nacional e internacional; assessorar a Japan International Cooperation Agency (JICA); e manter um cadastro atualizado de técnicos e pesquisadores, assinalando aqueles que se disponham a atuar como peritos da JICA.

A SBPN foi fundada em 14 de agosto de 1992, tendo como associados pesquisadores de quaisquer nacionalidades e ex-participantes do programa de treinamento de pesquisadores da JICA no Japão, identificados com os propósitos da SBPN. Tem atualmente cerca de 700 associados, com predominância de pesquisadores e empreendedores nas diversas universidades brasileiras em todo o território nacional.

A Associação congrega associados de todas as áreas do conhecimento, o que a habilita a atuar em amplo espectro de atividades: Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais e Aplicadas. Já participou de mais de 150 missões de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos nos países da América Latina e agora iniciando os trabalhos nos países lusófonos da África.

Para saber mais sobre a os palestrantes e temas do Simpósio Brasil-Japão 2008 acesse o site www.simposio2008.org.br e sobre a SBPN acesse www.japao.org.br.

Serviço

Simpósio Intercâmbio Brasil-Japão em Economia, Ciência e Inovação Tecnológica
Data: de 14 a 16 de junho
Horário: das 8h00 às 18h30
Local: Auditório Elis Regina do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo