Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) completa 10 anos

A estrutura do Vigiagro conta com aproximadamente 600 fiscais federais agropecuários e 200 servidores nas áreas de apoio e administrativa. Ao todo, são 110 postos de vigilância espalhados pelo Brasil.

Redação (23/06/2008)- Proteger o patrimônio agropecuário brasileiro do risco de ingresso de pragas e doenças oriundas de outros países, a saúde dos cidadãos e o meio ambiente. Essa é a premissa do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que completa, nesta segunda-feira (23), dez anos de serviços prestados nas fronteiras, portos e aeroportos do país.

Além de fiscalizar o que entra no país, o Vigiagro também é responsável pela certificação da qualidade dos produtos para exportação. “Com isso, o Brasil mantém abertos os rigorosos mercados internacionais para os produtos agropecuários brasileiros, o que é fundamental do ponto de vista econômico e social porque muitos empregos são gerados e a balança comercial é mantida de forma positiva”, diz o coordenador-geral do Vigiagro, Oscar Rosa.

A estrutura do Vigiagro conta com aproximadamente 600 fiscais federais agropecuários e 200 servidores nas áreas de apoio e administrativa. Ao todo, são 110 postos de vigilância espalhados pelo Brasil. A capacitação dos servidores, a modernização e harmonização dos procedimentos e a dotação de infra-estrutura é uma atividade constante para aperfeiçoar o processo de vigilância. O trabalho do Vigiagro é realizado de forma integrada com os departamentos técnicos do Mapa e outros órgãos fiscalizadores do Governo Federal como a Receita Federal, a Anvisa e a Polícia Federal.