Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Stephanes reúne-se com secretários de estados exportadores para UE

O Brasil apresentou uma lista inicial com 2.681 Eras habilitadas ao mercado europeu, no entanto, a UE selecionou apenas 300 propriedades dessa primeira lista.

Redação (07/02/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reuniu-se, nesta quarta-feira (6), com os secretários de Agricultura dos estados que compõem a área habilitada a exportar carne bovina in natura para a União Européia, a fim de harmonizar o trabalho de supervisão das propriedades Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov) que foram auditadas no mês passado. Vale destacar que, no próximo dia 15 de fevereiro o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, vai a Bruxelas, e levará o resultado das supervisões dessas propriedades que seguem sendo realizadas pelos governos federal e estaduais.

No último dia 28, o Brasil apresentou lista inicial com 2.681 Eras habilitadas ao mercado europeu. A União Européia, no entanto, informou ao Brasil que selecionaria apenas 300 propriedades dessa primeira lista. E, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por sua vez, em conjunto com os estados, prossegue no trabalho de supervisão dos Eras auditados inicialmente.

Nos próximos dias, o Mapa vai enviar o relatório individual dos Eras auditados e conformes à União Européia, trabalho que deverá estar concluído até o dia 14, prazo acordado entre o Ministério e a UE. No dia 25 de fevereiro, está prevista a chegada dos inspetores europeus que vistoriarão os Eras já auditados e supervisionados pelos fiscais do Mapa em conjunto com os estados.

Participaram da reunião com o ministro Stephanes, os secretários de Agricultura dos estados de Minas Gerais, Gilman Viana, do Mato Grosso, Neldo Egon, de Goiás, Leonardo Veloso, do Espírito Santo, César Roberto, e de Santa Catarina, Antônio Ceron.