Redação (22/02/2008)- Cinco granjas de suínos ligadas a Associação Regional dos Suinocultores do Norte do Paraná (Assuinopar) confirmaram presença na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina com as raças Large White, Landrace, Pietrain, Durok e MS-60, além do híbrido F1. Todos os animais – que estarão expostos no Pavilhão Pedro Nezello, no Parque Ney Braga -, são destinados à reprodução, provenientes de granjas certificadas e irão a leilão dia 12 de abril.
A ExpoLondrina 2008 será realizada entre os dias 3 e 13 de abril. A Associação organiza, também no dia 12 de abril, uma palestra, com o apoio da empresa Tectron – Nutrição Animal, com o médico-veterinário Daniel Pigatto. O evento, que faz parte da programação técnico-científica da ExpoLondrina 2008, está agendado para 9 horas, no Auditório Milton Alcover. Os suinocultores aproveitarão ainda o grande fluxo de visitantes da ExpoLondrina para realizar campanhas de divulgação da carne suína, por meio de degustações. O objetivo é esclarecer o público visitante sobre as propriedades do produto. Este tipo de campanha segue os mesmos parâmetros de outras já realizadas em várias partes do Brasil pelos criadores, que buscam o aumento do consumo per capta da carne suína no país.
Hoje, cada brasileiro consome em média treze quilos por ano. Boa parte deste consumo está associada a embutidos – perto de 60% – e a outra fatia fica com a carne in natura. O aumento do consumo passa por uma campanha de conscientização, que, segundo o presidente da Assuinopar, José Luiz Vicente da Silva, vem para derrubar mitos e inverdades sobre a carne suína. A campanha já tem slogan definido: "Um novo olhar sobre a carne suína". Com informações da assessoria de imprensa da Sociedade Rural do Paraná (SRP).