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Supermercadistas detectam mudança nos hábitos de consumo do Natal

O resultado das vendas em 2007 ficou abaixo das estimativas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Redação (30/01/2008)- Apesar de as vendas dos supermercados brasileiros terem apresentado em 2007 o maior aumento percentual dos últimos cinco anos, de 5,92%, para R$ 131,4 bilhões, o resultado ficou abaixo das estimativas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que previa uma alta de 6,5% sobre o ano de 2006, quando o setor amargou uma queda de 1,65% nos ganhos.
A previsão não se confirmou por causa do desempenho do mês de dezembro, quando as vendas em supermercados cresceram 4,47% em relação ao mesmo mês do ano anterior, menor do que a variação vista em novembro, de 4,76%. Segundo Sussumu Honda, como as encomendas das indústrias apontavam alta de cerca de 10% no período, as previsões para os supermercados foram nessa linha.
A frustração pode ser explicada por um conjunto de fatores, desde econômico – justificado pela elevação de preços, que pode ter inibido o consumo – até algumas mudanças de comportamento, como a baixa no consumo de aves, como peru, e outros itens típicos desse período.
Para Honda, é fato que muitas famílias têm aproveitado o período de festas, sobretudo após o dia 25 de dezembro, para viajar. Houve ainda aumento também das refeições feitas fora do lar. Assim, embora os pedidos para a indústria alimentícia tenham sido fortes, as vendas foram mais pulverizadas para outros canais além de supermercados, como os restaurantes.