Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia para alimentação líquida de suínos será apresentada em Encontro Abraves SC

O especialista alemão Hans-Gerd Ulrich participa do I Encontro Técnico da Abraves SC - gestão 2008-2009, que vai reunir o setor produtivo no dia 30 de maio em Concórdia (SC).

Redação (09/05/2008)- Os sistemas computadorizados de alimentação líquida de suínos, tecnologia que promete revolucionar os métodos tradicionais de produção com uma série de vantagens , entre elas a redução de custo da nutrição, serão tema de uma das palestras do  I Encontro Técnico da Abraves SC que será realizado em Concórdia,SC,  no dia 30 de maio.

A palestra será apresentada pelo especialista em produção animal Hans-Gerd Ulrich, formado na Universidade de Albrecht em Kiel-Alemanha. Hans trabalhou de 1988  a 1997 na Big Dutchman International como Gerente de vendas de sistemas computadorizados de alimentação líquida e de 1997  a 2006  atuou como vice-presidente de vendas em HOWEMA Gertebau GmbH & Co na área de equipamentos computadorizados para alimentação seca e líquida para suínos.

E desde 2007 o palestrante  trabalha como Gerente Internacional de vendas para Norte,Central e América do Sul da empresa. Durante o   I Encontro Técnico da ABRAVES SC – Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, que  será realizado no dia 30 de maio, sexta feira,  no Clube 29 de Julho em Concórdia – SC,   ele apresentará  a palestra “ Sistema de alimentação líquida”. Outros três palestrantes apresentarão os   temas “ Ambiência para suinocultura” , “Clostridioses em suinocultura”  e “Panorâmica de Mercado da Suinocultura” com Rubens Valentini, presidente da Associação  Brasileira de Criadores de  Suínos.

Os  sistemas de alimentação líquida de suínos funcionam de forma automatizada disponibilizando a nutrição misturada com água, por meio de bombeamento, oferecendo uma série de vantagens como a facilidade na adição de nutrientes e aditivos e menor desperdício de ração, pois em meio líquido não há farelos que passam entre as frestas ou poeira dispersa na granja.

Hans  explica  que "A primeira parte da minha apresentação abordará as vantagens de sistemas de alimentação líquida em comparação com a alimentação convencional a seco. Entre as vantagens apresentaremos diferenciais como o baixo custo, dosagem exata  de aditivos , melhor desempenho dos suínos alimentados desta forma, redução de  mão de obra, produção controlada, redução de poeira da alimentação tradicional, maior padrão de higiene entre outros diferenciais competitivos" destacou .

Em entrevista exclusiva para o Informativo da Abraves SC  Hans afirmou ainda que vai apresentar em primeira mão as últimas tecnologias disponíveis no mercado "A segunda parte da minha apresentação trata de uma descrição dos sistemas computadorizados de alimentação líquida, quais os sistemas disponíveis no mercado, componentes de um sistema eficiente e diferenças e vantagens da utilização da tecnologia como sensores de alimentação automatizados" destacou Hans-Gerd Ulrich, Gerente Internacional de Vendas da Big Dutchman Pig Equipment.

Este é o primeiro de uma série de quatro encontros técnicos que serão realizados em diferentes regiões de Santa Catarina com o objetivo levar conhecimento aos profissionais do setor. De acordo com  o presidente da Abraves SC , o Médico Veterinário Augusto Heck  há uma demanda reprimida por informações na suinocultura, por isso a realização dos encontros regionais, sempre próximos da produção, facilitando o acesso de profissionais e estudantes.

 “As quatro palestras que serão feitas neste I Encontro Técnico da ABRAVES e abordarão temas relacionado ao bem estar animal, novas técnicas de nutrição, sanidade e cenários futuros, focadas principalmente nas exigências de mercado, tema emergente na suinocultura pois é um  limitantes para as exportações. Neste sentido já percebemos que a adequação do parque produtivo para mercados consumidores externos exigentes é um desafio”  alertou Heck.

 Os próximos serão realizados em Chapecó, Lages e Videira, ao longo deste e do próximo ano. A inscrições custam  R$ 25,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes e  as vagas são limitadas. Mais informações através do email [email protected].