Redação AI (03/03/06)- A estrutiocultura, criação comercial de avestruz, é um negócio lucrativo, embora tenha sido colocado sob suspeição. A procura pelos produtos desse animal carne, couro, e plumas cresce a cada dia no mercado mundial e a atual produção está longe de atender à demanda. Neste contexto, a Seagro Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com um grupo de criadores de avestruzes, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 2, no auditório da Seagro, elaborando as primeiras etapas para criação da cooperativa de criação da ave no Estado. A previsão do grupo é formalizar em 90 dias a implantação da entidade.
Durante a reunião foram escolhidos cinco membros para estudos e alteração do estatuto que regerá as políticas entre os cooperados. No final deste mês, o grupo fará outra reunião para escolher a diretoria da entidade. Em seguida, serão elaborados os procedimentos definitivos da cooperativa. A Cooperativa será a primeira no Estado e tem como propósito estimular o fechamento da cadeia produtiva da estrutiocultura no Tocantins.
Parceiro no negócio, o criador de avestruz Fabiano Souza aposta na criação da cooperativa. O empreendimento é lucrativo, acreditamos no aumento da produção. Queremos formar uma cadeira produtiva consistente. É uma forma alternativa de mercado promissor, disse o criador, esclarecendo que hoje o mercado interno cresce em torno de 30% ao mês.
Encontro Regional
Dentro das políticas públicas no setor, a Seagro tem propostas de estímulo à criação da ave no Estado. A diretora de Produção Animal Érika Jardim disse que no mês de abril está previsto o I Encontro Regional dos Produtores de Avestruz no Estado. Essa é a nossa meta, incentivar e apoiar este segmento, formalizar o núcleo gestor e discutir com os diversos parceiros envolvidos na atividade para que possamos reforçar a cadeia produtiva no Tocantins, argumentou.
Produto
A carne é vermelha e similar, em aparência, à carne de boi. Bastante saborosa, possui baixo índice de gordura, colesterol, calorias e alto valor protéico. O couro é utilizado por grifes famosas na confecção de botas, sapatos, carteiras, pastas, jaquetas, etc. As plumas são utilizadas em alegorias de carnaval e na indústria. E ainda o osso da ave pode produzir razão, o óleo extraído da gordura é utilizado na indústria de cosméticos e as córneas estão sendo estudadas para transplantes em humanos.