Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ucrânia anuncia embargo às carnes do Brasil

O comunicado foi feito pelos veterinários do país por causa da aftosa.

Redação SI (02/03/06)- A Ucrânia anunciou na segunda-feira (27) o embargo às carnes do Brasil e da Argentina por causa da febre aftosa. O comunicado foi feito pelas autoridades veterinárias do país. A Ucrânia importou do Brasil, em 2005, 220,4 milhões de dólares, dos quais 30,9% foram provenientes de cortes bovinos, suínos e derivados. Os produtos mais importados foram as carnes desossadas e congeladas de bovinos, seguidas por carcaças e meias-carcaças de suínos.

O Rio Grande do Sul exportou para a Ucrânia 22 mil t de suínos em 2005. Mesmo tendo apresentado uma queda de 32% com relação a 2004, o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, considera um mercado promissor e de grande importância para os criadores do RS. O dirigente atribui o embargo ucraniano à morosidade na resolução dos casos de febre aftosa do Paraná. “Isso sinaliza que, internamente, nosso sistema de defesa não está adequado sob o ponto de vista do importador”, destaca.

O sacrifício dos 6.412 bovinos das fazendas interditadas do PR – inicialmente previsto para segunda-feira (27) – foi adiado para o final da semana. O atraso, segundo o secretário a Agricultura, Orlando Pessuti, deve-se ao Carnaval, mas garante que o rifle sanitário irá começar até sexta-feira. A Secretaria da Agricultura aguarda permissão do Ministério da Agricultura para realizar a necropsia nos animais reagentes. A exigência foi dos criadores, que condicionaram o sacrifício do rebanho ao exame médico. Os materiais serão encaminhados ao Panaftosa.