Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Variante da gripe aviária contamina frangos no Reino Unido

Todas as aves infectadas por esse vírus, da cepa H7, serão sacrificadas como medida de precaução.

Redação (04/06/2008)- Uma variante do vírus da gripe aviária foi descoberta em frangos de uma fazenda de Oxfordshire, no sul da Inglaterra, informou hoje o Ministério de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra, na sigla em inglês).

Todas as aves infectadas por esse vírus, da cepa H7, serão sacrificadas como medida de precaução, disse Nigel Gibbens, veterinário-chefe do Governo britânico.

Agentes do Defra já estabeleceram um cordão de isolamento em torno da propriedade em que foi encontrada o microorganismo.

Gibbens ressaltou a importância de os criadores "se manterem muito atentos", adotarem as mais rígidas medidas de biossegurança e comunicarem as autoridades de qualquer suspeita da doença.

Além disso, a Agência de Proteção da Saúde (HPA) frisou que o H7 é bastabte virulento entre os frangos, mas menos perigoso para os humanos que o H5N1, já que não é transmitido facilmente às pessoas.

Por sua vez, a Agência de Controle Alimentar (FSA) disse que a descoberta da variante não traz grandes "implicações à segurança da cadeia alimentar humana".