Redação (23/04/2008)- Um vazamento de amônia suspendeu as operações, ontem à tarde, do Frigorífico de Aves da Eleva Alimentos (ex-Avipal), em Lajeado. O acidente ocorreu por volta de 14h, devido a problemas na tubulação do túnel de congelamento utilizado no resfriamento dos cortes. Assim que foi detectado o problema, as 2 mil pessoas que trabalhavam no local foram deslocadas. Pelo menos quatro passaram mal ao inalar o gás e foram atendidas na enfermaria da empresa com náuseas e irritação nos olhos e, depois, transferidas para o Hospital Bruno Born. Após atendimento no ambulatório, foram liberadas.
Por precaução, o trânsito de pedestres nas imediações da empresa (rua Carlos Spohr Filho) foi interrompido para evitar inalação da substância pelos moradores da região. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local para verificar a situação. O controle do tráfego de veículos nas imediações foi coordenado pela Brigada Militar (BM). No final da tarde, o Batalhão de Polícia Ambiental da BM também esteve na companhia para conferir os procedimentos.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Perdigão – que adquiriu recentemente a Eleva –, Ricardo Menezes, a empresa não sabe a causa do vazamento na fábrica. Contudo, ontem à noite, equipes técnicas da indústria ainda faziam testes na tubulação para assegurar "com máxima certeza" que não há riscos de novas ocorrências. "Fizemos uma desocupação tranqüila. Contatamos os órgãos ambientais e a empresa já está liberada", apontou. A expectativa era que o processamento de cortes fosse retomado ontem à noite. No entanto, até as 22h30min, a produção não havia recomeçado.