Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vendedor de frangos de Jacarta está com gripe aviária

Ministério da Saúde da Indonésia aguarda confirmação do laboratório da OMS.

Redação AI (26/01/06) – Os exames feitos em um vendedor de frangos de um mercado de Jacarta hospitalizado deram positivo para a gripe aviária, informaram hoje as autoridades de saúde indonésias.

Hariadi Wibisono, diretor de erradicação de doenças animais do ministério da Saúde, declarou que seu departamento está à espera da confirmação do laboratório de referência que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem em Hong Kong.

Achamos que ele contraiu o vírus no mercado onde vendia frangos disse Wibisono, acrescentando que o paciente, de 22 anos, está internado no hospital de doenças infecciosas Sulianti Saroso de Jacarta.

O anúncio coincidiu com a visita de uma delegação da OMS a Jacarta com o objetivo de identificar práticas de risco nos mercados tradicionais do país.

A cada dia ocorre uma interação em massa entre humanos e aves nos mercados tradicionais e úmidos, e isto pode ser um risco potencial de transmissão da gripe aviária disse em comunicado Alexander von Hildebrand, consultor regional de saúde ambiental da OMS.

Após visitar vários mercados tradicionais de Jacarta, os representantes da OMS disseram às autoridades indonésias que é necessário melhorar as condições de saúde e aumentar as medidas preventivas básicas contra o vírus. A OMS confirmou 19 casos de gripe aviária na Indonésia, 14 deles mortais.

O vírus H5N1 atingiu 16 países asiáticos e europeus nos últimos dois anos. A doença matou 83 pessoas no Vietnã (42), na Tailândia (14), na Indonésia (14), na China (7), no Camboja (4) e na Turquia (2).