Redação (13/02/06) – O vírus da gripe aviária chegou no território europeu. Um ganso silvestre na ilha grega de Skiros, no mar Egeu, deu resultado positivo para a variante H5. Na Itália, 17 cisnes mortos na quinta também tiveram o teste afirmativo para o vírus da influenza, muitos deles com a variante H5.
Apesar da variedade menos nociva aos humanos na maioria dos animais, a Globo News noticiou que dois dos animais mortos na Itália tinham o H5N1, o mais patógeno do organismo, e que causa a morte nos seres humanos.
As amostras gregas serão enviadas ao laboratório da União Européia em Weybridge, na Inglaterra, para apurar se os gansos também tinham o patógeno H5N1.
Na sexta, as autoridades gregas intensificaram as medidas de precaução em várias zonas ao redor da maior cidade do país, onde três cisnes migratórios também morreram pelo H5.
O ministro da Itália, Francesco Storace, confirmou a chegada da gripe aviária em um bando de cisnes selvagens que migrou da Rússia para o país. As aves foram encontradas em três regiões no sul italiano, Puglia, Calábria e Sicília.