Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vírus H5N1, da gripe aviária, pode se tornar endêmico na Turquia

A agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu nesta quarta-feira que o vírus da gripe aviária H5N1 poderá se tornar endêmico entre animais na Turquia, colocando os países vizinhos em risco.

Redação AI (12/01/06) – A agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu nesta quarta-feira que o vírus da gripe aviária H5N1 poderá se tornar endêmico entre animais na Turquia, colocando os países vizinhos em risco.

A agência insistiu que seu alerta era apenas para animais. “Estamos falando do vírus circulando entre animais aqui, não estamos falando da situação humana”, afirmou o porta-voz, Erwin Northoff.

Em seu comunicado, a autoridade de saúde animal da FAO, Juan Lubroth, disse que “o vírus deve se espalhar apesar das medidas de controle já tomadas.”

“A exposição de humanos e animais à doença acontecerá se medidas severas de contenção não isolarem todas as áreas conhecidas e desconhecidas onde o vírus está atualmente presente”, disse Lubroth.

A agência baseada na capital italiana Roma afirmou no comunicado que enviou um time de especialistas à Turquia, onde testes preliminares indicaram que o vírus infectou 15 turcos, incluindo duas crianças que morreram.

A agência pediu à Turquia que inicie uma campanha nacional de controle e disse que frangos nas áreas onde ocorreram os focos só poderão ser transportados com autorização de veterinários.

Lubroth afirmou ainda que as medidas de segurança nesta áreas incluem “isolamento humano e, se e quando apropriado, vacinação.” Ele acrescentou que a divulgação de casos suspeitos era a melhor arma contra a disseminação da doença.

A FAO também chamou a atenção de países vizinhos – Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Iraque, Irã e Síria – para que aumentem a observação e as medidas de segurança além de informar ao público sobre os riscos de contaminação. As informações são da Dow Jones.