Redação (28/03/2008)- O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (27), voto que concede prazo adicional até 30 de junho para as operações de crédito rural com risco do Tesouro Nacional, dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro Oeste e do Funcafé: Securitização I e II, Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção (Recoop).
A proposta contempla as prestações vencidas ou vincendas no período de 2 de janeiro a 30 de junho. A ampliação do prazo para a liquidação dessas parcelas, ocorre em razão da necessidade de tempo adicional para concluir a renegociação da dívida rural. O Governo Federal apresentou, nesta terça-feira (25), aos representantes do Legislativo Federal e do setor produtivo agropecuário, proposta para o equacionamento do endividamento rural.
Elaborada em conjunto pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional, a proposta contempla a renegociação de R$ 56,2 bilhões do montante total de R$ 87,5 bilhões estimado pela área econômica. Uma nova rodada de negociações está prevista para o dia 31 de março, quando o setor produtivo apresentará sugestões ao Governo.