Redação (20/01/2009)- Começou a colheita do milho no Rio Grande do Sul. A falta de chuva comprometeu parte das lavouras.
No Rio Grande do Sul foram cultivados pouco mais de 1,4 milhão de hectares de milho. Segundo a Emater, a produção total projetada no momento é de 4.570.698 de toneladas. Por causa da falta de chuva em determinadas regiões, o número é quase 17% menor do que o estimado inicialmente.
A região noroeste do Estado é a mais afetada pela estiagem. Em algumas lavouras o clima seco castigou a cultura e a perda é total.
“A única coisa que me resta fazer é silagem porque a gente tem máquina. Caso contrário, não valeria nem a pena”, falou o agricultor Adelar Ebone.
Adelar, de Santo Ângelo, é um dos quatro mil produtores que já acionaram o seguro agrícola.
No caso de seu João Dal Forno a situação é mais favorável. Apesar dos problemas climáticos, ele vai colher bem. “Apesar de ter uma quebra na produção desse milho, mas ainda a gente vai colher em torno de 80 sacas por hectare, mas sempre acentuando por causa da chuva mais que deu aqui em novembro”, disse.
Em todo o Estado, a expectativa de produtividade era de 65 sacas por hectare, mas com a falta de chuva não deve passar de 54.
A saca de milho está sendo negociada no Rio Grande do Sul por R$ 20,00. No mesmo período do ano passado valia R$ 22,00.