Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sociedade de Cardiologia do Panamá concede Selo de Recomendação aos Ovos PUFA

Segundo passo é a obtenção do selo também no Brasil.

Redação (09/02/2009)- A Sociedade de Cardiologia do Panamá concedeu o Selo de Recomendação aos Ovos PUFA, enriquecidos com Ômega 3. Todo o processo foi conduzido pelo Médico Veterinário da Uniquímica, Federico Velásquez Puga. Foi realizada uma entrevista com Bolívar Domingues, Presidente da entidade, que emitiu o documento oficial com o Selo que outorga a permissão de citar os Ovos PUFA, produzidos pela Toledano S.A.Panamá, como recomendados pela “Sociedad Panamea de Cardiologia”.
Segundo Federico Puga, ele realizou uma apresentação sobre as características, vantagens e benefícios dos Ovos Enriquecidos com PUFA Ômega 3. “Foi muito importante este esclarecimento, pois, particularmente, Bolívar Domingues nos confidenciou que não consumia ovos, devido a falta de hábito, e nem recomendava o consumo a seus pacientes por considerar que este alimento contêm muito Colesterol. Sendo assim, estabelecemos um acordo  para realizar uma palestra para expor o assunto à Diretoria e membros da Sociedade de Cardiologia do Panamá”, explicou Puga.
Foi uma reunião aberta a questionamentos e caracterizou-se por um ciclo de perguntas. Dessa forma, a entidade ficou convencida da veracidade das informações científicas expostas, aceitando os benefícios disponibilizados pelos Ovos Enriquecidos PUFA.

As dúvidas apresentadas durante o evento foram principalmente referentes ao processo de enriquecimento e como comprová-lo. Também foram esclarecidos os benefícios que trazem os Ovos PUFA à saúde humana, como um alimento preventivo e de ajuda ao tratamento de Doenças Cardiovasculares e como ajuda na formação do Sistema Nervoso Central e retina na vida intra e extra uterina das crianças, além de seus benefícios de ação em outras doenças que afetam a humanidade.  “A Uniquímica nos deu todo o apoio para que esta tentativa desse certo. Além de envio de informações técnicas, como é o caso da Metodologia de Análises dos Ovos Enriquecidos, realizada pelo Laboratório da Unicamp. Estes relatórios de análises são fundamentais para oferecer a credibilidade ao produto e criar confiança no consumidor de que o que estamos expondo é embasado cientificamente”, destacou Federico Puga.
Ele considera possível também que no Brasil a marca PUFA seja reconhecida como benéfica à saúde humana, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Há um forte trabalho neste sentido sendo realizado pelo Departamento Técnico da Uniquímica, juntamente com a nossa Gerente de Produtos PUFA, Sonia Bazan. Acredito plenamente que estas informações serão suficientes para alcançar este objetivo”, destacou o Médico Veterinário da Uniquímica, Federico Puga.
Segundo explica Sonia Bazan, este é o primeiro selo adotado em nível mundial com a recomendação de uma sociedade de cardiologia. “Somos os pioneiros e já solicitamos à Sociedade Brasileira de Cardiologia o Selo aqui no Brasil. Acredito plenamente nesta possibilidade”, diz Sonia.

Segundo ela explica, no Brasil, o processo segue uma metodologia diferenciada. “Aqui, um produto “aprovado” segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Comitê do Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, baseados em padrões nacionais e internacionais de alimentos considerados saudáveis ao coração, elaborados por importantes órgãos mundiais como: AHA – American Heart Association, Heart and Stroke Foundation of Canada, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Os segmentos da linha de alimentos que já possuem o selo de recomendação no Brasil são margarinas e cremes vegetais, bebidas, óleos vegetais, cereais e fibras, pães, bolos e torradas, barra de frutas, biscoitos, kits e pratos saudáveis.
Consumindo os produtos que tem o Selo de Aprovação Sociedade Brasileira de Cardiologia, você contribui para a prevenção das doenças cardiovasculares como: aterosclerose, hipertensão e infarto. Antes de serem certificados, os produtos são analisados por cardiologistas, nutricionistas, entre outros profissionais, de acordo com parâmetros contemplados pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde e cardiologia. Os produtos certificados são isentos de gordura trans e apresentam teores adequados de gorduras, colesterol, sódio, fibras, entre outros nutrientes importantes.