Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Soja valorizada

<p>China retoma compras e soja tem semana de altas. Cotações reagiram à retomada das compras do gigante asiático e encerraram a semana passada com ganhos significativos.</p>

Mais pressionadas desde que a China reduziu as importações, no início do primeiro semestre, as cotações da soja reagiram à retomada das compras do gigante asiático e encerraram a semana passada com ganhos significativos no mercado internacional.

Na bolsa de Chicago, principal referência global para os preços do grão, os contratos com vencimento em março (que ocupam a segunda posição de entrega, normalmente a de maior liquidez), alcançaram US$ 10,5025 por bushel na sexta-feira, 5,50 centavos de dólar mais que na véspera.

Cálculos do Valor Data mostram que, depois de uma semana inteira com a segunda posição acima da barreira de US$ 10, a valorização acumulada em novembro atinge 7,55%. Em 2009, os ganhos são de 7,17%, e nos últimos 12 meses, o salto é de 21,73%.

O mercado especulava que os chineses teriam de voltar ao mercado após a desaceleração verificada a partir de agosto. A estimativa do governo do maior importador de soja do mundo para novembro era de que o baixo patamar de outubro seria mantido, mas os resultados das duas primeiras semanas do mês surpreenderam os traders, segundo a agência Bloomberg.

Pequim também sinalizou que interromperá as vendas dos estoques oficiais em dezembro, o que sugere aumento das importações e fortalece os fundamentos “altistas” pelo lado da oferta.