Os rebanhos de suínos estão reduzindo e devem cair 3,5% em 2009 e mais de 3,1% em 2010. De acordo com o relatório do analista Ken Goldman, da JP Morgan, recapitulando sua discussão com uma associação de crédito agrícola.
Goldman disse que espera de 112 a 113 milhões de suíno para abate neste ano e apenas 109 milhões em 2010. O peso dos suínos também deve reduzir devido a má qualidade dos alimentos (o que a colheita tardia do milho pode causar). Os suinocultores dependem de seus cachaços, que podem ficar menos produtivos que as leitoas, e as condições de crecimento de 2010 rovavelmente não serão tão boas como as de 2009, relata.
A redução do rebanho não vai ser rápida, mas deve ser “ordenada”, afirma Goldman. Credores estão pressionando, o que leva os produtores à falência, pois eles não estão dispostos a financiar perdas temporárias. Ainda assim, deve demorar alguns meses para as reduções serem mais evidentes. Enquanto isso, as criações de maior dimensão já reduziram significamente seus rebanhos.
Finalmente, existe a projeção de que produtores e processadores se integrarão cada vez mais para firmar acordos de preço a longo prazo. Uma vez que os agricultores esteja em uma posição para querer aumentar sua produção, os financiadores devem inclinar-se e divulgar os riscos dessa expectativa para seus clientes.
* Tradução Suinocultura Industrial