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Mercado Interno

Varejo em alta

<p>Vendas do varejo sobem 5% em setembro de 2009, aponta IBGE. Produtos alimentícios contribuem com alta.</p>

Segundo análise realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o setor varejista completa cinco meses de taxas positivas. Na comparação com setembro de 2008, o volume de vendas e a receita cresceram 5% e 8,1% no mesmo período de 2009. Em relação a agosto de 2009, as vendas variaram 0,3% e a receita subiu 0,2%.

Já o Comércio Varejista Ampliado, no mês setembro frente a agosto, houve crescimento de 3% para o volume de vendas e de 4,6% para a receita nominal, ambas as taxas com ajustamento sazonal. Comparado com setembro de 2008, as variações foram de 9,1% para o volume de vendas e de 8,1% para a receita nominal.

O principal setor que contribui para esse crescimento foi  o de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 9,7% no volume de vendas, em setembro, sobre igual mês do ano anterior. Esse resultado positivo justifica-se pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupado.

Comércio varejista

O Comércio Varejista ampliado, que incluiu além das dez atividades do Comércio Varejista, mais duas atividades: veículos e motos, partes e peças e Material de Construção, apontou variações em relação ao mês anterior de 3%, para o volume de vendas, e de 4,6%, para a receita nominal, ambas as taxas com ajustamento sazonal.

Comparado com setembro de 2008, as variações foram de 9,1%, para o volume de vendas, e de 8,1%, para a receita nominal. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses o setor apresentou taxa de variação de 4,4% e 3,3%, respectivamente, para o volume de vendas.

Volume de vendas

Em relação ao volume de vendas, a atividade de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 18,9% em relação a setembro de 2008, acumulando no ano e nos últimos doze meses variações da ordem de 6,2% e 2,0%, respectivamente. A política de redução do IPI vem incentivando as vendas de automóveis, afetadas a partir do último trimestre de 2008 pelas restrições de crédito.