A microbiologia de alimentos estuda a influência dos microorganismos nas características dos produtos alimentícios de consumo humano ou animal. Diversas empresas procuram laboratórios especializados para fazer análises destes alimentos, objetivando manter a qualidade do mesmo. Ao fazer uma análise microbiológica, podemos incluir produtos cárneos como carne de frango e suína, além de insumos como o milho e a soja. A qualidade microbiológica dos alimentos estará condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e depois à multiplicação destes germes no alimento.
Mas como garantir esta qualidade? Para Helga Neumann-Hensel, gerente de Projetos do Laboratório Eurofins, a escolha de um local adequado e confiável dá maior crédito a análise solicitada. De acordo com ela, a metodologia de um laboratório de qualidade deve seguir sete ações “chave”. São elas:
1- Fornecer os testes de funcionamento e os métodos a um preço adequado;
3- Definir a duração ideal de trabalho e programação diária para cada estação de trabalho e implementar flexibilidade na organização do trabalho;
4- Implementar um eficiente sistema de gerenciamento de informações laboratoriais;
5- Investir em automação a qualquer hora reduz o custo total por teste;
6- Implementar indicadores relevantes, transparentes e operacionais;
7- Manter o foco na melhoria contínua.
Neumann-Hensel participou da conferência internacional “Microbiologia e Drogas Veterinárias em um Contexto Global”, promovido pela Eurofins, nos dias 28 e 29 de outubro, em Indaiatuba (SP).