Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Mc Donald's fecha restaurante na Islândia

<p>Saída da rede mostra extensão da decadência econômica islandesa nos anos anteriores à crise.</p>

A Islândia deslocou-se um pouco mais para as margens da economia mundial ontem (26/10), quando o McDonald´s anunciou o fechamento de seus três restaurantes locais e informou não ter planos para voltar ao país, assolado pela crise financeira mundial. A decisão coloca a Islândia, um dos países de maior renda per capita do mundo até o desmoronamento de seu setor bancário em 2008, no pequeno grupo de países europeus sem McDonald´s, ao lado de Albânia, Armênia e Bósnia-Herzegóvina.

A saída da rede mostra a extensão da decadência econômica islandesa ante os anos prósperos anteriores à crise, quando seus empreendedores “vikings” tornaram a capital Reykjavik um centro financeiro internacional e lançaram uma onda de compras de ativos europeus de alta visibilidade.

O McDonald´s atribuiu o fechamento ao “clima econômico muito desafiador” e à “complexidade operacional única” de se realizar negócios na ilha, que fica no limite do Círculo Ártico e possui apenas 300 mil habitantes.

A maioria dos ingredientes usados pelo McDonald´s na Islândia é importada da Alemanha – o que duplica os custos em coroas islandesas, uma vez que a moeda despencou em relação ao euro.

Magnus Ogmundsson, diretor da Lyst, dona da franquia do McDonald´s na Islândia, afirmou que seria necessário elevar os preços em pelo menos 20% para obter um lucro aceitável. O preço do Big Mac teria de subir mais do que os US$ 5,75 cobrados na Suíça (valor mais alto do mundo, segundo o índice Big Mac). Ele admitiu que alguns clientes ficaram alarmados com o simbolismo de uma marca tão conhecida sair da Islândia, mas outros reagiram bem, satisfeitos com a perspectiva de adquirir mais produtos localmente.