O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avalia de “forma positiva” as decisões estratégicas anunciadas pela JBS e informa que, com a associação da empresa com a Bertin, o banco de fomento, que já era acionista por meio da BNDESPar em ambas as empresas, passará a deter 22,4% dos negócios integrados. Na JBS, onde o banco investiu em 2007 e 2008, a participação atual é de 19,4%. Na Bertim, que recebeu aportes no ano passado, a fatia é de 26,9%.
Em nota o banco diz ver com bons olhos, tanto a aquisição da Bertin como mais um passo na internacionalização da empresa, com a aquisição do controle da americana Pilgrim’s Pride, além dos planos de abertura de capital da subsidiária da empresa nos Estados Unidos.
“O BNDES tem dado grande apoio ao agronegócio brasileiro, que recentemente tem se desenvolvido de forma intensa, impulsionado por suas grandes vantagens competitivas”, diz o banco. Na concorrente Marfrig (que anunciou nesta semana a aquisição da Seara) o BNDES possui participação de 14,7% e na BR Foods a fatia é de 2,55%.