O governo russo pretende introduzir um sistema de cotas para regulamentar o mercado interno de frango. Com o aumento anual de 10 a 15% na produção interna de frango, até 2010, a Rússia ira acelerar de 20 a 80% o número de aves criadas no país, afirma o Ministério Agrícola Russo.
No futuro, a Rússia espera suprir 100% da demanda interna de frango.
Críticas – A idéia tem sido fortemente criticada pelos maiores criados de aves da Rússia. Eles disseram que a regularização do mercado nacional pelo sistema de cotas é uma experiência européia, devido aos fatores ecológicos.
A Rússia terá dificuldade para entrar em concorrência com as rivais ocidentais, pois as condições meteorológicas, no Brasil e EUA por exemplo, são favoráveis para criação de aves e os padrões de consumo também são diferentes.
Os produtores locais temem que a introdução de cotas agrave a situação do mercado já que, a nível de produção, as empresas russas não podem garantir a segurança alimentar.
Além disso, muitos projetos de investimento na avicultura foram interrompidos e seu futuro não é previsível devido à crise financeira.
* Tradução Avicultura Industrial