A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) tem promovido missões comerciais com o intuito de fortalecer as exportações de carne de frango brasileira. O presidente executivo da entidade, Francisco Turra, classificou de extremamente positivas as visitas da Abef ao continente africano. De acordo com a associação, somente nos últimos dois meses a ABEF esteve presente em seis países – África do Sul, Angola, Moçambique, Senegal, Gana, Nigéria e Guiné Equatorial – sendo que, anteriormente, representantes da entidade também fizeram contatos com autoridades e importadores na Líbia, Sudão, Tunísia e Argélia.
A última missão foi concluída ontem (21/07), quando Turra encerrou, a África do Sul, uma agenda que incluiu encontros com importadores, autoridades e a presença na África Big Seven, o maior evento de alimentos e bebidas do país, além da visita a supermercados. “No continente africano há diversas iniciativas de governos estimulando o consumo da carne de frango”, obervou o presidente da Abef. “A qualidade e sanidade do produto brasileiro é um diferencial plenamente reconhecido pelos importadores locais”, destacou.
Durante a divulgação dos números das exportações de carne de frango nos primeiros 6 meses do ano, realizada na semana passada, Turra e outros representantes da entidade já destacaram, com entusiasmo, o mercado africano para o produto brasileiro. Somente neste ano, as exportação para a África cresceram 28%, comparados ao ano passado, segundo a Abef. “A África revela bons frutos para nós. É um bom lugar para investimentos”, disse Adriano Nogueira Zerbini, gerente de Relações de Mercado da Abef.
Parceiros- Os encontros realizados pela Abef na África do Sul foram realizados em conjunto de missão comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que esteve representado por Inácio Kroetz, Secretário de Defesa Agropecuária (SDA). Também participaram Nelmon Oliveira da Costa, Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Jamil Gomes de Souza, Diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS), e Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). “Para a missão realizada na África do Sul, foi inestimável o apoio do embaixador brasileiro em Johannesburgo, José Vicente de Sá Pimentel”, elogiou Turra. “Além de agendar encontros com importadores e autoridades, o embaixador nos enfatizou que o continente africano em geral é hoje um mercado muito propício para as exportações brasileiras de carne de frango”.