Começa nesta sexta-feira, (24/07), a segunda edição da Festa do Ovo de Terenos (MS). O evento foi criado para homenagear a colônia japonesa instalada no município e que é a responsável pela maior produção de ovos do Mato Grosso do Sul e divulgar o potencial econômico da cidade.
A Festa do Ovo, que acontece nos dias 24 e 25 de julho, contará com apresentações artísticas e culturais, praça de alimentação, gincanas e shows musicais. A Associação Okinawa de Campo Grande participará do evento com a apresentação do Taikô. Também já está confirmada a presença do grupo Oriental Magic Show, que atualmente realiza o maior espetáculo de magia e ilusionismo do Brasil.
Uma das curiosidades da Festa do Ovo de Terenos é o concurso de “maior comedor” de ovos. No ano passado o vencedor da categoria masculina conseguiu comer 27 ovos cozidos em 10 minutos. Os vencedores do primeiro ao terceiro lugar ganham prêmios em dinheiro. Na primeira edição da Festa do Ovo mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento.
Homenagem – Em 2009 a Festa do Ovo fará uma homenagem especial à Comunidade Várzea Alegre, conhecida como Colônia Jamic, que está completando 50 anos. A comunidade Várzea Alegre foi constituída em 1957 pela estatal japonesa Jamic Management Imigration Company (companhia responsável pelo assentamento de japoneses depois da Segunda Guerra Mundial em diversas partes do mundo).
Comprada do governo brasileiro pela Jamic, a Fazenda Várzea Alegre era propriedade, até a Segunda Guerra Mundial, da Companhia Herman Schotz. Por se tratar de uma empresa alemã, no final da guerra esta área foi desapropriada pelo governo federal e mais tarde vendida aos japoneses.
Os primeiros imigrantes chegaram em 1959 no navio Iegervergu. Na vinda ao Brasil, os japoneses trouxeram nos navios maquinários agrícolas financiados pelo governo japonês. Quando as famílias chegaram ao Porto de Santos, pegaram um trem e partiram para Bauru, SP. Depois, embarcaram em mais uma outra locomotiva com destino a estação de Pedro Celestino, MS.
Os japoneses chegaram a Fazenda Várzea Alegre e iniciaram no local o cultivo de arroz e algodão. Mas as chuvas na região foram ficando poucas, o que fez com que a produção de arroz e algodão não vingasse. Preocupados com a situação, começaram a estudar em outro ramo de atividade no que pudessem investir.
Descobriram através de diversos levantamentos, que em Campo Grande e região eram abastecidos com ovos de galinhas vindos do Estado de São Paulo. Decidiram então mudar de atividade e começaram a investir na produção de ovos de galinhas iniciando uma cooperativa em 1962, chamada Cooperativa Mista de Várzea Alegre (CAMVA).
“Nossa festa foi incluída no calendário oficial de eventos do município e este ano, além das atrações já programadas, vamos prestar uma justa homenagem aos 50 anos da Jamic”, afirma Beto Pereira.
A capital do ovo de MS – A avicultura de postura é hoje uma das principais atividades econômicas do município de Terenos. Com investimentos em tecnologia e melhoramento genético do plantel de aves, o município se consagrou como o maior produtor de ovos de Mato Grosso do Sul. Quatro empresas produtoras e distribuidoras de ovos estão instaladas em Terenos e juntas elas produzem média 20 milhões de ovos por mês para abastecer os mercados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.