O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, acompanhado do Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, se reuniu hoje (20/7), em Johannesburgo, com importadores da África do Sul e de países vizinhos.
O encontro teve o apoio do embaixador brasileiro na África do Sul, José Vicente de Sá Pimentel, e contou também com a presença de três representantes do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Inácio Kroetz, Secretário de Defesa Agropecuária (SDA); Nelmon Oliveira da Costa, Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa); e Jamil Gomes de Souza, Diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS). Na ocasião foram debatidas questões ligadas a temas sanitários e de qualidade.
“A ABEF saiu extremamente satisfeita do encontro. Os importadores relataram que há vários países interessados em fornecer carne de frango ao mercado sul-africano, mas que o produto brasileiro tem na qualidade um grande diferencial. Este ano, aliás, nossas exportações para o continente africano já cresceram 28% em volumes, e a expectativa é de expansão dos negócios. Tenho certeza de que poderemos ampliar as vendas também para outros países da região, como Senegal e Argélia”, destacou Turra, que ontem também participou de encontros na cidade de Pretória.
As carnes suína e bovina ainda não tem acesso ao mercado sul-africano. No caso da carne suína, o tema foi tratado também nas reuniões em Pretória. “O governo brasileiro cumpriu todas as exigências, e não há motivos para que esta carne continue de fora deste importante mercado”, frisou o Presidente Executivo da Abef.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef