Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Abef se reúne com especialistas

<p>Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos recebe especialistas para discutir controle de resíduos e contaminantes em carnes.</p>

O presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, participaram de reunião com o coordenador do PNCRC (Programa de Controle de Resíduos e Contaminantes) da SDA/Mapa, Leandro Diamantino Feijó. Organizados pela empresa Elanco, foram dois dias de encontros (30/6 e 1º/7), na sede da Abef, em São Paulo, com objetivo de esclarecer dúvidas e discutir pontos importantes sobre o tema.

Na ocasião Leandro Feijó falou sobre o PNCRC do Brasil e apresentou os resultados do exercício de 2008 referentes ao monitoramento do Programa em carnes no país. Ele destacou ainda a melhoria que este programa vem alcançando a cada ano com resultados que incluei o reconhecimento da União Europeia, um dos mercados mais exigentes quanto à eficácia do plano no atendimento de seus requisitos.

Leandro Feijó abordou também os planos do Mapa para este programa, que inclui a implantação do sistema de alerta rápido no Brasil e ressaltou a importância do PNCRC para o agronegócio brasileiro, programa considerado um dos melhores da América Latina.

“O país possui um plano nacional que atende as exigências internas, ao mesmo tempo atua na manutenção dos mercados que estão abertos para o Brasil e atende as exigências dos novos”, afirmou Leandro Feijó.

“O setor tem muito interesse sobre o tema, pois a questão da biossegurança nas granjas é um dos pontos importantes para a manutenção do padrão sanitário da produção avícola brasileira”, afirmou o Presidente Executivo da Abef, Francisco Turra.

O encontro contou também com a presença do médico veterinário Kazuo Fukumoto, da Elanco do Japão, que fez uma exposição sobre o tema “Mercado asiático: como atender as suas demandas e regulamentações?”, onde abordou questões relacionadas ao controle de medicamentos veterinários e resíduos de aditivos alimentares no Japão, China, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Abef