Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Abatedouro de aves será reativado em São Tomé

<p>São Tomé (PR) vai reativar abatedouro. Local deve abater 25 mil aves por dia, gerando 60 empregos.</p>

O prefeito Léo Hernandes visitou recentemente as instalações do abatedouro de aves que está prestes a ser inaugurado em São Tomé (PR). No local funcionava no passado outro abatedouro, que foi adquirido pelos empresários Elso Barranco e André Nardi.

Eles investiram aproximadamente R$ 2 milhões para a reativação e vão trabalhar no abate de galinhas poedeiras, que após o período produtivo de postura representam um problema para os produtores.

As poedeiras serão abatidas e destinadas ao consumo. No início das atividades serão abatidas aproximadamente 25 mil aves por dia, gerando 60 empregos diretos. Durante a visita, acompanhada por Elso Barranco, um dos proprietários, o prefeito teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do abatedouro e conheceu as duas câmaras frias que conservarão a carne até que seja transportada.

Segundo Barranco a primeira câmara receberá a ave inteira. A outra conservará partes selecionadas da ave, como coxa, peito, asa e outras. O prefeito parabenizou o empresário. “Estamos ansiosos para o início das atividades dessa empresa, que trará muitos benefícios ao município”, afirmou.

O município teve participação decisiva na reativação desse abatedouro, com a construção de lagoas de tratamento e restabelecimento da linha de transmissão de energia elétrica, através do Prodecis – Programa de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria de São Tomé. “Poucos frigoríficos fazem o abate dessas aves, que muitas vezes são vendidas na forma de carcaça congelada para o Nordeste”, acrescentou Barranco.