A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) e a União Brasileira de Avicultura (UBA) distribuíram comunicado a seus associados recomendando que se mantenha a postura de cautela em relação à produção de frango e ao alojamento de pintos de corte, devido a contingências dos mercados interno e externo.
Além disso, a desvalorização do dólar ante o real também reduz a competitividade do frango brasileiro no exterior. No fim do ano passado, Abef e UBA já haviam recomendado a redução de 20% na produção de aves destinadas ao mercado externo, preocupadas com a queda demanda em decorrência da crise financeira internacional.
O comunicado também destaca que é fundamental avaliar que os custos de produção do frango continuam elevados “em decorrência do preço dos insumos e de problemas de logística”.
E conclui recomendando que “o crescimento da produção deve ser feito gradativamente, com sustentabilidade e responsabilidade, no momento em que as condições de mercado se mostrarem realmente favoráveis”.
– Com dados da Abef e Valor Econômico.