Redação (01/12/2008)- Quatro empresas produtoras de frangos congelados in natura que tiveram a comercialização suspensa, entre elas a mato-grossense Anahambi, por excesso de água voltaram ao mercado. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, enviou ofício aos Procons de todo o país comunicando o fim da suspensão.
A medida vale para os frangos beneficiados após 14 de dezembro de 2007. As empresas liberadas são: Recanto do Sabiá Alimentos, Anhambi Alimentos Oeste, Avenorte Avícola Cianorte e Eleva Alimentos. Duas ainda continuam impedidas de vender os produtos: Rei Frango Abatedouro e Wiper Industrial de Alimentos.
A comercialização dos frangos foi suspensa pelo Ministério da Agricultura no dia cinco de dezembro, devido ao excesso de água. As empresas foram submetidas a um regime especial de fiscalização e na última verificação feita pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) foi constatado que os produtos de quatro delas estavam em conformidade com a normatização, que prevê até 6% de água em relação ao peso total.
Mas as empresas liberadas tiveram que apresentar ao SIF um novo plano de controle de qualidade, para evitar futuros problemas na comercialização.