Redação (28/11/2008)- A mais moderna planta de abate de aves do país, projetada para atender às demandas ambientais e de segurança alimentar dos mercados mais exigentes, vai ser inaugurada no dia 06 de dezembro, em Abelardo Luz,SC. A Unidade Industrial Avepar- Aves do Parque com capacidade para abater 10 mil aves/hora incrementa o mercado nacional com um frigorífico de nível tecnológico de automação que pode ser comparado aos mais modernos do mundo, o que assegura a qualidade e competitividade da carne produzida pela Avepar .
O frigorífico Avepar – Aves do Parque que ocupa uma área total de 270 mil m², inicialmente vai fornecer produtos para o mercado brasileiro. Depois da certificação pretende exportar para mercados como Oriente Médio, Japão e Europa, pois foi construído de acordo com as exigências internacionais.
Foram investidos mais de R$30 milhões na reconstrução da Unidade Industrial, recursos provenientes de aporte financeiro do BNDES, Banco do Brasil e BRDE. O empresário Celso Mattiolo destaca que a reconstrução realizada em prazo recorde, menos de 8 meses, reflete a confiança na solidez do mercado internacional para o frango brasileiro, apesar da crise mundial que toma conta da mídia.
A Unidade Industrial tem mais de 15 mil m² de área construída, e vai gerar cerca de 1.500 empregos diretos quando estiver em plena atividade, representando um impacto importante para a economia regional e catarinense. Além dos modernos equipamentos de evisceração e abate Mattiolo investiu em uma estrutura de congelamento rápido, um túnel de frio com capacidade para 20 ton/hora,com uma das maiores câmaras de resfriamento e congelamento da Região Sul. “Nossas metas são ousadas, reconstruímos em um prazo surpreendente, porque contamos com apoio de profissionais determinados. Ainda no primeiro semestre de 2009 a empresa que pretende estar abatendo 150 mil/frangos/dia vai passar para 200 mil/frangos/dia até o fim do próximo ano” destaca.
“Focamos sempre na qualidade e agora focaremos além da qualidade, no crescimento para acompanhar o desenvolvimento e desafios da avicultura mundial” afirma Mattiolo.
Aves do Parque : Frango de qualidade
De olho no mercado internacional Mattiolo aposta em segurança alimentar, em um produto de qualidade assegurada, com rastreabilidade em todo o processo “O frigorífico Avepar – Aves do Parque construído no município de Abelardo Luz, Oeste de SC, além de ser um das mais modernas unidades de abate de frangos do país, respeita adequações de biosseguridade e boas práticas de fabricação, estamos focados no mercado de qualidade. A empresa investiu ainda na questão ambiental, vamos fazer o aproveitamento de vísceras e resíduos da agroindústria para produção de energia a partir de biomassa”destacou Mattiolo.
Apontada como próximo gargalo das indústrias de processamento de proteínas, a água recebe cuidado especial na nova unidade de abate da Avepar. Um moderno sistema de aproveitamento da água da chuva foi projetado para captação e canalização nos 15 mil m² de telhado da empresa. Toda a água da chuva será tratada e armazenada para reutilização em algumas etapas do processo “Um sistema de calhas e tubulação que leva a um depósito, vai fazer o aproveitamento da água da chuva e estamos projetando que isso vá significar 10% da água utilizada na agroindústria. Reduzindo a retirada de água dos mananciais, e fazendo uso racional dos recursos hídricos naturais” destacou Mattiolo.
Avepar nova fase
A inauguração da Unidade Industrial reconstruída em Abelardo Luz, SC, é um exemplo de superação e ação em conjunto entre o empresário e empresas parceiras e poder público. O empreendimento representa ainda para região a realização de um sonho interrompido em 18 de dezembro do ano passado,quando um incêndio destruiu totalmente a unidade de abates inaugurada no início de dezembro de 2007.
Mesmo depois da destruição da unidade de abates a maioria dos funcionários permaneceu na empresa e ajudou na reconstrução do frigorífico que vai gerar emprego e renda para o Oeste de Santa Catarina.
Hoje a Avepar é responsável por 1% da produção nacional de pintinhos, no incubatório da empresa são produzidos 4,5 milhões de pintinho/mês. Num total de cerca de 400 mil matrizes alojadas em granjas localizadas nas cidades de Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Ponte Serrada, Abelardo Luz e municípios limítrofes .
“Procuramos construir o abatedouro relativamente próximo do raio do sistema de integração, para evitarmos perdas de qualidade e menor estresse das aves. Já contávamos com uma estrutura sólida e segura de incubatório, granja de matrizes e fábrica de ração, o que nos possibilita a rastreabilidade total do processo desde os matrizeiros até o processamento da carne e embalagem” completou Matiolo.
Avepar inaugura novo frigorífico em Santa Catarina
<p>Local inicia a produção em dezembro com capacidade para abater 150 mil aves/dia na primeira etapa de operação.</p>