Redação (17/11/2008)- O Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, Campinas (SP), através do Centro Tecnológico de Carnes – CTC, ministra seu tradicional curso de especialização tecnológica em carnes, buscando atualizar e capacitar os profissionais do setor, sobre os fundamentos e avanços tecnológicos no processamento de carnes e seus derivados.
Apesar de ser uma carne recentemente introduzida na cadeia do agronegócio brasileiro, a carne de avestruz já é estudada tradicionalmente no curso de carnes do CTC/ITAL. Pela quarta vez consecutiva, a carne de avestruz faz parte integrante do curso de especialização deste renomado centro de pesquisa, demonstrando o efetivo interesse de um dos mais conceituados orgãos de pesquisa do país e, do mundo, quando o assunto é tecnologia de alimentos.
O avestruz é inserido na grade programática do curso de especialização de carnes, com o título: "Carnes Especiais: Avestruz". A aula será ministrada pelo professor Luis Robson Muniz, mestre em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, um dos especialistas brasileiros sobre o assunto, e que atualmente, além de responder pela presidência da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil – ACAB, e o diretor setorial do avestruz da União Brasileira de Avicultura – UBA.
" Este ano iremos além de abordar o processo de fabricação e as características físico-químicas peculiares da carne vermelha do avestruz, levaremos para o curso detalhes sobre a atual necessidade do setor de realizar uma nova visão sobre sua cadeia produtiva, para torná-la mais produtiva e competitiva dentro do cenário nacional e internacional; o que estamos denominando de " A Reengenharia do Avestruz", afirma Muniz.
Em sua palestra, que ocorrerá no dia 21 de novembro, Muniz irá abordar ainda os principais estudos já realizados com a carne de avestruz, bem como, seu potencial mercadológico no Brasil e no mundo.