Redação (04/11/2008)- Os projetos encaminhados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolvimento de pesquisas dentro do programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia terão que obedecer alguns critérios para serem aprovados. A qualidade e relevância em relação aos objetivos do programa, a proposta metodológica, a coerência entre os objetivos, a experiência do coordenador do projeto e outros requisitos, serão avaliados e poderão ser decisivos para obtenção dos recursos.
Os critérios foram agrupados em nove itens. O atendimento dos requisitos descritos serão classificados em notas de zero a dez. Depois, será multiplicada pelo peso dos itens, que vão de um a três. A soma das notas de cada item será a nota do projeto. Mais detalhes sobre os critérios de análise e julgamento dos projetos podem ser obtidos no item três do Edital CNPq/MAPA/SDA Nº 64/2008 disponível no site do CNPq (www.cnpq.br).
Prestação de contas – Durante a execução dos projetos o CNPq e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) poderão acompanhar e avaliar o desenvolvimento da pesquisa. O coordenador do projeto deverá encaminhar em formulário online específico, no prazo de até 60 dias após o término da vigência da pesquisa a prestação de contas financeira e o relatório técnico final. Cabe lembrar que cada projeto terá prazo de até 36 meses para ser executado.
Na prestação de contas financeira devem constar os comprovantes de despesas, em conformidade com as normas de Prestação de Contas disponíveis no link http://www.cnpq.br/prestacaocontas/index.htm. O relatório técnico final deve ser apresentado com detalhamento de todas as atividades desenvolvidas na fase de organização e realização da pesquisa e o registro das ocorrências que afetaram o desenvolvimento do projeto.